ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

E viu OVNIS, nos 7 meses que esteve no espaço?

Sharipov 00No passado dia 11 de outubro, durante cerca de 2 horas, 250 alunos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra estiveram em direto, via skype, com o cosmonauta russo Salizhan Sharipov. Os alunos, no Auditório 1 da ESSS, completamente lotado; o cosmonauta, no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, localizada a nordeste e a poucos quilómetros de Moscovo. A videoconferência realizou-se em russo e em português, tendo a tradução sido feita pelo Sr. Vladimir Luizgin, conselheiro para os assuntos culturais da Embaixada da Federação Russa em Lisboa. Depois da exposição inicial, houve espaço para muitas perguntas dos nossos alunos, algumas feitas em russo, língua que alguns alunos dominam por terem pai e/ou mãe de Leste. 

Há um ano, precisamente no dia 8 de outubro de 2015, realizou-se uma videoconferência idêntica com o astronauta americano Donald Thomas que referiu, então, ter estado em 1999 e em 2000 a trabalhar no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, de onde se realizou, este ano, a videoconferência com Salizhan Sharipov.

No Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, que Sharipov foi mostrando durante a conferência, existem cópias em tamanho real de todas as principais espaçonaves construídas desde os tempos da União Soviética, da Soyus ao Buran, de cápsulas Salyut a módulos da MIR e da Estação Espacial Internacional, em cujo projeto a Rússia participa.

Foi grande o entusiasmo e a participação de todos os intervenientes. No Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, aproveitamos bem as novas tecnologias e os professores não se cansam de procurar, por todos os meios, tudo o que possa favorecer uma formação de excelência para os alunos.

 Ah!, à pergunta em título, colocada por um aluno, respondeu Sharipov que nunca viu nenhum objeto voador não identificado (OVNI), que tinha visto muitas estrelas e a Terra, que, do espaço, é fascinante.

Alguns momentos da videoconferência, com exibição em fundo de peças patentes no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, o Sr. Vladimir Luzgin, que fez a tradução de toda a videoconferência, e alunos e alunas a colocar as suas perguntas ao cosmonauta Salizhan Sharipov:{jcomments off}

Sharipov 01 

Sharipov 02

Sharipov 03

Sharipov 04

Sharipov 05

Sharipov 06

Sharipov 07

Sharipov 08

Sharipov 09

Sharipov 010

««VOLTAR

 

Está em... Início E viu OVNIS, nos 7 meses que esteve no espaço?