ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Faleceu a professora Elisa Patrício

ElisaPatricio 0Faleceu, no dia 28 de março de 2017, a professora Elisa Patrício.

A professora Elisa Patrício, conhecida entre os estudantes por "Miss Patrício", foi professora do Liceu Nacional de Oeiras (LNO), hoje, Escola Secundária Sebastião e Silva (ESSS), de 1952, ano da inauguração do Liceu, até 1992, ano em que se aposentou.

O Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, reconhece o empenho que sempre devotou à causa da educação e à escola e apresenta aos seus familiares sentidas condolências.

Com a devida vénia e autorização, aqui se transcreve o artigo que a Associação de Antigos Alunos e Amigos do LNO/ESSS publicou na sua página do facebook, a propósito da Prof. Elisa Patrício :

MARIA ELISA DE PINA PATRÍCIO – 26-6-1922 / 27-3-2017

Maria Elisa de Pina Patrício, professora do Liceu Nacional de Oeiras (LNO), desde os dias da inauguração (outubro de 1952) até se aposentar (junho de 1992), faleceu hoje, com 94 anos.
  
Alunos das diversas gerações que pelo Liceu passaram, conservam da “Miss Patrício” a imagem do seu porte altaneiro e do seu andar seguro, do rigor com que insistia em nos chamar a atenção para alguns comportamentos menos aceitáveis, atitudes que ajudaram a construir um lendário perfil de severidade.

Porém, aqueles que, dessas gerações, foram seus alunos e, mais tarde, privaram com a antiga professora evocam o seu sorriso aberto, a forma doce com que dizia “meus filhos”, a memória fiel e calorosa que conservava de acontecimentos ocorridos com antigos alunos, na Escola que ela muito amava e respeitava.

Uns e outros lembram a sua dedicação ao LNO, mais tarde Escola Secundária Sebastião e Silva, e, muito especialmente, à biblioteca, de que foi Diretora desde o primeiro dia e cujo acervo ajudou, paciente e criteriosamente, a desenvolver, no sentido de que a instituição dispusesse de um suporte cultural condigno. Em 2014, em visita à nova biblioteca da Escola, manifestou viva satisfação por ver cumprido um seu antigo sonho de ampliação das instalações, sobre o corredor coberto que, nos finais da década de 1950, ligava os dois corpos do edifício.

Nos últimos tempos, embora com a saúde já muito afetada, a Professora Elisa Patrício conservava a lucidez que sempre a distinguiu e o desejo de informação atualizada, sobre o que se passava no domínio da política, da economia e da cultura, no País e no Mundo, lendo, sempre que podia, as revistas de língua inglesa que tanto apreciava.

E recebia com agrado, até fechar os olhos, as visitas de antigos alunos e amigos que, de quando em vez, a procuravam para saber como passava …


Recordá-la-emos, PROFESSORA!

 ElisaPatricio

 A professora Elisa Patrício junto ao lago do Pátio das Tílias, nos anos 50.

«« VOLTAR

Está em... Início Faleceu a professora Elisa Patrício