ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Semana Mundial do Espaço 2020 no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras

SOMOS viajantes no ESPAÇO, mas poucas vezes ainda nos vemos como companheiros desta viagem. Olhar o espaço, da Terra, e a Terra no e do espaço faz-nos pensar, incita-nos a investigar e dá-nos uma perspetiva, hoje diferente da do passado, da nossa dimensão humana.

A 4 de outubro de 1957, a então União Soviética colocou em órbita terrestre o primeiro satélite construído pelo homem: o Sputnik I. Nesse mesmo ano, perante um evento científico e tecnológico de tão elevado alcance, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou  todos os países do Mundo para, todos os anos, de 4 a 10 de outubro, na SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO, celebrarem  a ciência e a tecnologia e a contribuição destas para a melhoria da condição humana”.

A 10 de outubro de 1967, último dia da SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO desse ano, foi assinado pelos países membros da ONU o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior e, desde então, a SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO ficou balizada por dois acontecimentos ímpares da nossa relação com o espaço.

Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo milhares de eventos organizados por agências espaciais, empresas aeroespaciais, instituições de Astronomia, museus de ciência e tecnologia, etc. e milhares de programas educacionais relacionados com o espaço. No ano passado (2019), segundo a “Ciência Viva”, foram reportados mais de 8000 eventos realizados em 96 países.

No Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, esta semana não tem passado despercebida. O Clube de Ciências, animado pela professora Cristina Pinho, com a colaboração dos professores e alunos de Física, sobretudo do ensino secundário, tem desenvolvido programas marcantes na formação para a excelência dos nossos alunos.

Todos os anos tem havido conferências sobre a exploração espacial e investigação de ponta nos domínios da Física e todos os anos tem havido, também, uma videoconferência, sempre muito participada, com um astronauta que fala da sua vida e experiência no espaço e responde às perguntas colocadas pelos nossos estudantes.

Em 2019, foi a vez de ouvirmos e falarmos com Yang Lìwei, o primeiro taikonauta chinês a estar no espaço; em 2018, os nossos alunos puderam ouvir e falar com o cosmonauta russo Salizhan Sharipov e fazerem com ele uma viagem, primeiro virtual e, depois, a seu convite, presencial para alguns alunos e professores, ao Centro de Treinos Yuri Gagárin, na Cidade das Estrelas; em 2017, fez parte do programa da Semana Mundial do Espaço a primeira videoconferência com um astronauta convidado pelo Agrupamento, o astronauta americano (com 4 missões científicas no espaço) Don Thomas.

Este ano de 2020, por muito que custe ao SARS-Cov-2, a SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO não vai deixar de ser comemorada no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra e com o mesmo nível, impacto na formação para a excelência e empenho dos anos anteriores. Vai haver sensibilização dos mais novos para a exploração espacial; exposições, cinemas e concursos para todos; conferências e seminários via web (webinários) sobre as mais recentes descobertas da ciência, para os mais velhos, e uma videoconferência outra vez com o astronauta americano Don Thomas, para os alunos de Física do ensino secundário.

Veja aqui

O Programa da SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO 2020 no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra
O cartaz alusivo à exibição do filme INTERSTELLAR (07-10-2020, Auditório 1, 14h30)
O cartaz alusivo à atividade "TREINAR COMO UM ASTRONAUTA" dirigida a todas as turmas do 7º ano
 (dias 7 e 8 de outubro, no Pátio do Silêncio)
O cartaz alusivo à videoconferência com o ASTRONAUTA AMERICANO DON THOMAS (08-10-2020, Auditório 1, 14h30)
O cartaz alusivo à videoconferência do Professor da Universidade do Porto RUI MOURA sobre "GEOFÍSICA E EXPLORAÇÃO ESPACIAL"
 (08-10-2020, Auditório 1, 16h00 - a seguir à videoconferência do Astronauta americano Don Thomas)
O cartaz alusivo ao Webinar "O CAMINHO DE MARTE", orientado por JOÃO LOUSADA
 (09-10-2020, 16h00. Inscrição em https://forms.gle/h2UWnmq4Zh5iV4df7)

Ir para
página de INÍCIO
lista de todas as notícias do Agrupamento

 

Está em... Início Semana Mundial do Espaço 2020 no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras