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A Diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra e a Direção cessante da Associação de Estudantes, conscientes da importância de haver uma associação de estudantes ativa e com os seus corpos sociais eleitos, decidiram pôr em marcha o processo eleitoral de acordo com o seguinte calendário:
1. Entrega das listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção da Associação e ao Conselho Fiscal, até às 17h00 do dia 11 de outubro de 2024 (sexta-feira), na receção da Escola. As listas devem ser apresentadas em impressos normalizados, disponibilizados na receção.
Notas:
a) As listas para a Mesa da Assembleia Geral, para a Direção e para o Conselho Fiscal são independentes.
b) A Mesa da Assembleia Geral é constituída por 1 presidente e 2 secretários, num total de 3 elementos.
c) A Direção é constituída por 1 presidente, 1 vice-presidente, 1 secretário-geral, 1 secretário, 1 tesoureiro e 9 vogais, num total de 14 elementos.
d) O Conselho Fiscal é constituído por 1 presidente, 1 secretário e 1 relator, num total de 3 elementos.
e) De acordo com o ponto 5 do Artigo 8º da Lei nº 51/2012, de 5 de setembro, não podem ser eleitos alunos a quem tenha sido aplicada, nos últimos 2 anos, medida disciplinar sancionatória de suspensão ou superior ou tenham, nos últimos 2 anos letivos, sido excluídos da frequência em qualquer disciplina por excesso de faltas.
2. Afixação das listas concorrentes a cada um dos três órgãos e sua divulgação no site do Agrupamento: até às 17h00 do dia 12 de outubro de 2024 (sábado).
3. Dia 14 de outubro (segunda-feira), às 18h30, Reunião da diretora e da direção cessante com os representantes de cada lista para acerto da campanha eleitoral.
4. Campanha eleitoral: dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024. No dia 18 de outubro, no período da tarde, as listas devem limpar e levantar tudo o que usaram na campanha.
5. 1ª volta das eleições: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 21 de outubro de 2024, segunda‑feira. Ganha, para cada órgão, a lista que obtiver maior número de votos, desde que votem, pelo menos, 50% dos alunos inscritos nos cadernos eleitorais (Art.º 175.º, parágrafo 1º, do Código Civil).
6. 2ª Volta, se houver necessidade: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 23 de outubro de 2024, quarta-feira. A haver segunda volta, serão admitidas, para cada órgão, apenas as duas listas mais votadas na 1ª volta. Para cada órgão, ganha a lista que obtiver maior número de votos, independentemente do número de votantes.
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AVISO: informa-se os pais/encarregados de educação dos alunos do 7º ano que a reunião marcada para quarta-feira, dia 2 de outubro de 2024, tem que ser adiada para o dia 11 de outubro de 2024, sexta-feira, para o mesmo lugar (Auditório 1 da ESSS) e hora (18h30).
Esta alteração deve-se a uma reunião promovida pela Direção Geral da Educação (DGE) para o mesmo dia, fora de Lisboa.
Aos pais/encarregados de educação pedimos desculpa pelo incómodo.
Até ao dia 11 de outubro.
Ordem de Trabalhos
- Apresentação e caracterização do Agrupamento;
- Troca de impressões sobre o arranque do ano letivo;
- Outros assuntos.
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A COP Oeiras Valley (COP-OV) é um evento apoiado pelo Município de Oeiras, em colaboração com a United Nations Association Portugal (UNA), com vista à promoção e execução das iniciativas “Governação pelas Pessoas e Pelo Planeta “.
Trata-se de um projeto educativo de sensibilização para questões relacionadas com as alterações climáticas e de formação em relações internacionais, diplomacia e direito internacional.
O projeto tem como base a promoção de uma simulação orientada de uma COP da Organização das Nações Unidas (ONU), onde os principais intervenientes são estudantes do ensino secundário do concelho de Oeiras.
No dia 23 de setembro de 2024 (segunda-feira), das 10h00 às 11h00, vai ser lançado e explicado este projeto aos delegados e representantes de todas as turmas do ensino secundário da ESSS. Os participantes nesta sessão levarão aos colegas que representam todas as informações recolhidas e necessárias para poder participar neste evento/concurso. No entanto, podemos desde já adiantar o seguinte:
1. Os alunos do ensino secundário que queiram participar devem constituir um grupo de 2 elementos e fazer a sua inscrição até ao dia 26 de setembro
através deste link.
2. Devem preencher a ficha de inscrição/candidatura, de forma completa. Nela, devem assinalar as suas motivações e expectativas e escolher o país que gostariam de representar numa discussão simulada a realizar em Oeiras no dia 17 de outubro de 2024.
3. Para o caso de haver outras equipas que escolham o mesmo país, devem indicar mais 5 países, por ordem decrescente dos seus interesses.
4. As equipas validadas serão chamadas a participar num seminário sobre a ONU e onde receberão toda a informação necessária para preparar os trabalhos que vão apresentar no dia 17 de outubro, contando com o apoio da embaixada do país que vão representar.
5. A equipa que for escolhida, no dia 17 de outubro, na COP-OV, em Oeiras, vai participar, em novembro de 2024, num evento do género a realizar no Azerbaijão.
Queres ir? Por que esperas? Arranja um colega e inscrevam-se.
Quem participar vai enriquecer muito a sua formação. Ir ao Azerbaijão vai ser uma experiência inesquecível e começa a contar, e bem, no currículo dos felizardos que o conseguirem.
Atrevam-se, jovens estudantes, alunos do ensino secundário!
Vocês vão ser os decisores do futuro. O mundo vai ser a casa onde vão viver. Envolvam-se, formem-se, informem-se, motivem-se e preparem-se.
Aproveitem as oportunidades!
Os nossos parabéns e agradecimentos à UNA e ao Município de Oeiras pela iniciativa.
Os nossos olhos estão postos nos nossos alunos.
_________
COP-OEIRAS VALLEY - normas para participação - 2024
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A diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra convida todos os encarregados de educação a participarem nas reuniões que se vão realizar, por ano de escolaridade, no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva, de acordo com o calendário a seguir apresentado:
|
ANO |
Dia da reunião |
Hora |
| Pré-escolar | 18/09/2024 – Quarta-feira |
Todas às 18h30 |
| 1º | 19/09/2024 – Quinta-feira | |
| 2º | 23/09/2024 – Segunda-feira | |
| 3º | 24/09/2024 – Terça-feira | |
| 4º | 25/09/2024 – Quarta-feira | |
| 5º | 30/09/2024 – Segunda-feira | |
| 6º | 01/10/2024 – Terça-feira | |
| 7º | 02/10/2024 – Quarta-feira | |
| 8º | 03/10/2024 – Quinta-feira | |
| 9º | 07/10/2024 – Segunda-feira | |
| 10º | 08/10/2024 – Terça-feira | |
| 11º | 09/10/2024 – Quarta-feira | |
| 12º | 10/10/2024 – Quinta-feira |
Ordem de Trabalhos
- Apresentação e caracterização do Agrupamento;
- Troca de impressões sobre o arranque do ano letivo;
- Outros assuntos.
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Os Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, estarão encerrados na próxima 6ªfeira, dia 13/09/2024, por motivo de reorganização de espaços.
Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa pelo transtorno causado.
Continuar... Serviços Administrativos encerrados no dia 13.09.2024
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O Inovar Consulta (pais e alunos) é o portal onde o aluno e o encarregado de educação podem consultar informações sobre a atividade escolar, horários, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação, iniciar processo de justificação de faltas, entre outros, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet.
Toda a informação disponível é atualizada, em tempo real, sempre que novos registos ou dados são submetidos e acrescentados pelos professores na escola.
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Nos termos da legislação em vigor é garantido a todos os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da rede pública do Ministério da Educação o acesso gratuito a manuais escolares.
Cada aluno tem direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo, sempre que possível a partir da reutilização de manuais escolares recolhidos no ano letivo anterior na mesma escola ou em qualquer outra escola do agrupamento que o tenha adotado.
Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo eventual extravio ou deterioração do manual recebido, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta responsabilidade.
Assim, os encarregados de educação dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário que pretendam beneficiar da disponibilização gratuita dos manuais escolares para os seus educandos deverão realizar o respetivo registo na plataforma MEGA , em www.manuaisescolares.pt.
A plataforma MEGA operacionaliza a distribuição dos manuais escolares gratuitos através da emissão de vouchers.
Cada voucher terá indicado o manual correspondente - com indicação para levantamento na livraria caso se trate de um manual novo, ou na escola se estivermos a considerar um reutilizado. Cada voucher inclui um código único, podendo este ser usado uma única vez.
No final do ano letivo, os manuais escolares disponibilizados gratuitamente através da plataforma MEGA deverão ser todos devolvidos numa lógica de promoção da reutilização dos mesmos. Neste sentido, os livros devem ser entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal utilização do manual escolar.
No caso de não devolução dos manuais escolares em bom estado por parte do aluno, a penalidade prevista pode consistir na devolução ao estabelecimento de ensino do valor integral do manual, ou caso o valor do manual não seja restituído, o aluno ficará impedido de receber manual gratuito do ano seguinte.
Para mais informações poderá sempre consultar o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, aprovado pelo Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro.
Os encarregados de educação que pretendam comprar os manuais escolares para os seus educandos podem optar por não resgatar os vouchers relativos aos manuais gratuitos.
Para procederem ao levantamento dos manuais escolares reutilizados deverão os encarregados de educação dos alunos colocados nas escolas deste Agrupamento, dirigir-se à Escola Secundária Sebastião e Silva nas datas e horários indicados no link abaixo:
Calendário para levantamento de Manuais Escolares reutilizados
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Estão a acabar as férias e o novo ano letivo já espreita no horizonte.
Que as férias estejam a ser boas e a vontade de voltar à escola se comece a desenhar.
Depois de alguns problemas, que esperamos ultrapassados, com o site do Agrupamento, estamos de volta com informações importantes sobre o arranque do novo ano letivo:
Calendário de atividades do arranque do novo ano letivo
Reuniões dos Diretores de Turma com os Encarregados de Educação dos alunos dos 5º, 6º e 7º anos
da Escola Básica de São Julião da Barra (EBSJB)
Reuniões dos Diretores de Turma com os Encarregados de Educação dos alunos do 8º ano
da Escola Secundária Sebastião e Silva (ESSS)
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Música para uma noite de Verão: "Cine Rock Pop".
Este concerto é uma iniciativa da Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva e do seu Grupo Coral ViVa Voz e conta com a participação do Coro da Ermida como convidado.
Beatles e ABBA juntos? E porque não? E se juntarmos uma pitada de Cinema?
Combinando a emoção do cinema com a música coral, serão lembradas melodias icónicas que embalaram grandes momentos da sétima arte, cada uma com uma história única e um impacto inesquecível.
Desde o tempo do “mudo” até aos sucessos mais recentes, cada canção escolhida ressoou nas telas grandes e pequenas, criando laços emocionais e culturais profundos, marcando gerações através do cinema.
Os dois coros darão vida a essas músicas, ligando-nos às emoções que só o cinema e a música podem proporcionar. Apreciem cada nota e lembrem-se dos momentos em que estas canções tocaram os vossos corações no “escurinho do cinema”.
A ENTRADA É LIVRE, mas convém fazer reserva com indicação de nome e contacto telefónico e número de lugares pretendidos pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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Citius, Altius, Fortius era o lema, em Latim, dedicado aos atletas olímpicos da Antiguidade, que, em Português, quer dizer "o mais rápido, o mais elevado, o mais forte".
Este lema aplica-se, com toda a propriedade, mutatis mutandis, à Maria Frazão, à Madalena Tomaz e à Violeta Silva, as nossa três campeãs nacionais das Olimpíadas da Cultura Clássica 2023/2024. Todas 1º Prémio Nacional, cada uma numa categoria diferente.
PARABÉNS, vocês prestigiam a nossa escola!
Já é uma tradição na nossa Escola os professores e professoras de Introdução às Culturas e Línguas Clássicas (ICLC), Latim A e Grego desafiarem os seus alunos a participar nas Olimpíadas da Cultura Clássica, no âmbito dos Clássicos em Rede, projeto lançado pelo Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.
Tudo começou no ano de 2016/2017! A cada ano são lançados três temas e os alunos são convidados a pesquisar sobre os mitos, as suas personagens e representações artísticas. Depois, espera-se que a criatividade entre em ação! Sem dúvida que os nossos alunos têm sido um motivo de orgulho pelos trabalhos que apresentam e pela participação nas diferentes modalidades a concurso. Desde a nossa estreia, já trouxemos para a nossa escola 15 primeiros prémios, 2 segundos prémios e 4 terceiros prémios.
Este ano submetemos 5 trabalhos na categoria Escrita – Escalão B e 29 nas categorias Artes/ Multimédia – escalões B e C. Todos os envolvidos estão de parabéns, especialmente as nossas três vencedoras do 1.º prémio a nível nacional! No dia 24 de junho, acompanhadas de familiares e das suas professoras, estas alunas receberam os prémios no Auditório 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Um dia memorável para a Maria Frazão que, na categoria Escrita – escalão B, escreveu um texto intitulado “A culpa de Pandora”, e nos presenteou com a sua leitura; para a Madalena Tomaz que, na categoria Recursos Digitais – escalão C, apresentou o seu vídeo com o livro digital “O Mito da Caixa de Pandora” (um pop-up com a narração do mito feito pela aluna); e para a Violeta Silva que, na categoria Desenho – escalão C, nos deslumbrou com “A caixa de Jóias da Avó”, um óleo sobre tela.
Parabéns Maria, Madalena e Violeta, por serem Citius, Altius, Fortius !
Algumas fotografias da cerimónia de entrega dos prémios




















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