Informa-se que durante a pausa letiva de 11 a 18 de abril, os nossos Serviços Administrativos estarão em funcionamento no horário das 09h00 às 13h00.

No dia 19 de abril, recomeçam as aulas.

 

 

A não perder no próximo dia 07 de abril, quinta-feira, no Auditório 1 da ESSS:

Das 14.30h - 16.15h - Videoconferência que envolve escolas nacionais e ainda algumas escolas lusófonas com o Professor Yasser Omar- IST   

                                                                      

 Das 16.30h - 17.30h - Desenvolvimento de Jogos com o Professor Rui Prada - IST 

 

No dia 24 de março de 2022, os alunos assinalaram o Dia Nacional do Estudante na Escola Secundária Sebastião e Silva, manifestando-se, no segundo intervalo da manhã, a favor da liberdade, da igualdade de género, contra a violência no namoro e a favor da educação sexual na escola, que exigiram. Reivindicaram, com palavras de ordem, cartazes e intervenções de alunos, o direito à educação e à saúde e a valorização da saúde mental, para além da exposição de um mural com todas as fotos recolhidas para um fotoprotesto pelos mesmos motivos, decorrido nos últimos dias. 

“É fundamental que nós, alunos, continuemos a lutar pelos nossos direitos, mostrando querer mudar a escola e, assim, no futuro, o país. Temos de agir, continuar a lutar e parar com o pensamento de que nada vai mudar” - disse Yurkie, do 10º ano, na sua intervenção. E foi esse o espírito de luta que se sentiu nos gritos dos mais de 100 alunos presentes.

No dia 24 de março celebra-se em Portugal o Dia do Estudante. Um dia que relembra a importância da luta estudantil no enfraquecimento do fascismo. A 24 de março de 1962 começava a revolta estudantil após Salazar proibir as comemorações tradicionais do Dia do Estudante. Seguiram-se plenários, concentrações, manifestações e greves. Os estudantes enfrentaram proibições, encerramento de associações e instalações académicas, cargas policiais, prisões em massa, processos disciplinares, expulsões e todo um arsenal de violência e repressão fascista.

Este dia é, na atualidade, um dia de luta por um ensino público democrático e de qualidade. De norte a sul do país estudantes do ensino básico, secundário e superior fizeram-se ouvir pela educação a que têm direito. Exigiram, com concentrações, manifestações e greves, o aumento do financiamento das escolas, uma maior representação dos estudantes, o melhoramento das condições, a contratação de mais psicólogos, a concretização do direito à educação sexual, entre outras reinvindicações.

MARTA VASCO (aluna do 11º ano)
    

Os nossos parabéns aos alunos que organizaram a manifestação. Que consigam deixar aos seus filhos um mundo melhor do que aquele que receberam! 
    

Algumas fotos da manifestação, com rostos parcialmente tapados, para proteção de dados pessoais.

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Este ano de 2021/2022, à semelhança dos últimos dois anos letivos, os exames nacionais são exclusivamente para acesso ao ensino superior e para alunos autopropostos. Podem ainda servir para melhoria da média interna, mas para efeitos apenas de candidatura ao ensino superior. As inscrições abriram no dia 25 de março de 2022 e fazem-se na plataforma PIEPE.

As provas finais do ensino básico são realizadas por todos os alunos do 9º ano, não para efeitos de avaliação individual, exceto nos casos em que contam como provas de equivalência à frequência, mas para aferição do sistema de ensino, designadamente, depois de dois anos de pandemia.

Veja toda a legislação publicada sobre o assunto no separador "ANO LETIVO DE 2021 / 2022", menu EXAMES 2022.

 

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Realizaram-se ontem as eleições para escolha dos representantes dos alunos e dos pais no Conselho Geral, para o biénio de 2021/2023, e dos representantes dos docentes e dos não docentes  para o quadriénio de 2021/2025.

A lista única, proposta pelas organizações representativas dos pais, foi eleita com 3 votos. Assim, foram eleitos como efetivos, para representar os pais, Andreia Sofia Loureiro, Pedro Manuel Ribeiro, Maria do Céu Gomes, Rui Pereira e Sara Santos.

Para representar os alunos, ganhou a Lista M. Estão de parabéns a Marta Vasco, do 11º F, eleita como efetiva, e a Sofia Féria, do 10º L, suplente da Lista.

A Lista M, a mais votada, reuniu 53 votos. Seguiu-se a Lista A, com 38 votos. Houve 1 voto em branco e 1 voto nulo.

lista única, proposta pelos docentes, foi eleita com 65 votos. Foram, assim, eleitos como efetivos, para representar os docentes, Maria João Serra, Luís Álvaro Pires, Maria Luísa Silva, Faustino Ferreira, Íris Braga, Joaquim Veiga e Ana João Coelho.

Finalmente, a lista única, proposta pelos não docentes, foi eleita com 24 votos. Tendo sido eleitos como efetivos, para representar os não docentes, Helena Figueiredo e Olímpia Rua.

A todos os eleitos desejamos um bom trabalho no Conselho Geral. 

                                                                                                                    

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Caros pais, alunos, professores e demais trabalhadores do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras,

O Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, em conjunto com a Associação de Estudantes da ESSS, as Associações de Pais do Agrupamento e a Associação de Antigos Alunos do Liceu de Oeiras, está a promover uma campanha de angariação de géneros para apoio aos refugiados da Ucrânia.

Assim, solicitamos a vossa contribuição com donativos dos seguintes géneros, a entregar em qualquer escola do Agrupamento:

1. Leite em pó para crianças, em lata
2. Fraldas
3. Arroz
4. Massas
5.Feijão enlatado
6. Grão-de-bico enlatado
7. Salsichas enlatadas
8. Atum ou outros peixes em conserva
9. Produtos de higiene pessoal

Temos um grupo de ucranianos residentes em Portugal que, em articulação com outras entidades, se encarrega de fazer chegar os produtos ao destino em que, no momento, estão a fazer mais falta.

GRATOS,

Oeiras, 03 de março de 2022
A Diretora,
Hermínia Poejo

 

pdf Angariação de Géneros para Refugiados Ucranianos

 

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(Atualizado a 02/03/2022, relativamente à edição anterior, apenas no que concerne às listas de alunos.)

Terminou o prazo para a entrega das listas candidatas ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

Entraram cinco listas: uma de professores, uma de trabalhadores não docentes, uma de encarregados de educação e duas de alunos.

Divulgam-se abaixo as cinco listas, com os dados pessoais não essenciais ocultados.

 

campanha eleitoral decorre de 5 a 14 de março e as eleições são no dia 15 de março de 2022, na Escola Secundária Sebastião e Silva (sede do Agrupamento), das 8h30 às 19h30 ou, no caso dos Encarregados de Educação, das 8h30 às 21h00.

pdf Lista A - Docentes
pdf Lista A - Não Docentes
pdf Lista de Encarregados de Educação
pdf Lista A - Alunos
pdf Lista M - Alunos


pdf NOVO Calendário Eleitoral
pdf Regulamento Eleitoral
pdf Convocatória da Assembleia Eleitoral - docentes
pdf
Convocatória da Assembleia Eleitoral - pessoal não docente
pdf
Convocatória da Assembleia Eleitoral - alunos
pdf
Convocatória Assembleia Eleitoral - pais/encarregados de educação 
 

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A pedido da Sra. Presidente do Conselho Geral, Prof. Maria João Serra, informam-se todos os interessados que, de acordo  com o AVISO  do link infra, foi reaberto o processo eleitoral para um novo mandato de quatro anos do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

Recorda-se que este processo foi interrompido por causa do elevadíssimo número de confinamentos determinados pela Covid-19.

Assim, as listas dos candidatos (docentes, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação) devem ser entregues, nos impressos próprios abaixo indicados, na secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva (sede do Agrupamento), dentro do horário de expediente, até às 16h30 do dia 24 de fevereiro de 2022.

A campanha eleitoral decorre de 5 a 14 de março de 2022 e as eleições são no dia 15 de março de 2022, na Escola Secundária Sebastião e Silva (sede do Agrupamento), das 8h30 às 19h30 ou, no caso dos Enacrregados de Educação, das 8h30 às 21h00.

  

Veja, a seguir, DOCUMENTOS IMPORTANTES.

pdf AVISO de reabertura do processo eleitoral
pdf NOVO Calendário Eleitoral
pdf Regulamento Eleitoral
pdf Impresso para apresentação das listas dos docentes
pdf Impresso para apresentação das listas do pessoal não docente
pdf Impresso para apresentação das listas dos alunos
pdf Impresso para apresentação das listas dos pais/encarregados de educação
pdf Convocatória da Assembleia Eleitoral - docentes
pdf
Convocatória da Assembleia Eleitoral - pessoal não docente
pdf
Convocatória da Assembleia Eleitoral - alunos
pdf
Convocatória Assembleia Eleitoral - pais/encarregados de educação 
 

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Dando cumprimento aos normativos legais e no sentido de minimizar os contactos de risco, de 27 de dezembro de 2021 a 07 de janeiro de 2022, a Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento, só faz atendimentos presenciais, nos dias úteis, das 09h00 às 12h00.

Todos os assuntos que possam ser tratados à distância devem ser encaminhados para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Durante este período (de 27/12 a 07/01), são suspensas todas as atividades de ocupação de tempos livres, pelo que as escolas do agrupamento com pré-escolar, 1º  ou 2º ciclos estão fechadas.

As refeições marcadas com os respetivos professores pelos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo com SASE serão pré-embaladas e distribuídas na Escola Secundária Sebastião e Silva, em horário e dias ainda a divulgar.

Os alunos do 2º, 3º ciclos e secundário, com SASE, que pretendam almoçar na Escola Secundária Sebastião e Silva no dia 27 de dezembro de 2021 devem fazer a marcação até às 12h00 do dia 24/12/2021 para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para os restantes dias úteis, de 28-12-2021 a 07-01-2022, devem fazer a marcação para o mesmo mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) até às 17h00 do dia 27-12-2021.

Na Escola Básica Manuel Beça Múrias vai funcionar um Centro de Acolhimento, de 27-12 a 07-01, para os filhos de trabalhadores de serviços essenciais inscritos (ambos os progenitores têm que pertencer a estes serviços e com horários que não foi possível desfasar, no caso das famílias não monoparentais).

A Diretora do Agrupamento deseja a todos os alunos, docentes e demais trabalhadores, bem como às suas famílias, um NATAL FELIZ e um BOM ANO NOVO.

Esperamos voltar às aulas presenciais no próximo dia 10 de janeiro.

 

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A pedido da Senhora Presidente do Conselho Geral, publica-se o seguinte AVISO:

Por estar em confinamento e não poder acompanhar o processo eleitoral, além de todas as condicionantes que o momento de pandemia por que passamos coloca, o processo eleitoral para as escolha dos representantes dos professores, dos trabalhadores não docentes, dos pais  e dos alunos no Conselho Geral é suspenso. Será retomado em calendário a definir, em janeiro, logo que a situação o permita.

 

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