- Detalhes
- Visitas: 114135
Notícia corrigida:
Por lapso, no corpo da notícia, foi indicado o dia 19 e não o dia 14 de setembro como dia das reuniões. As reuniões são no dia 14 e não no dia 19.
Pedimos desculpa pelo lapso, que já foi corrigido. Nos convites a data esteve sempre certa.
A Diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra convida os encarregados de educação dos alunos que estão pela primeira vez em escolas do Agrupamento para uma reunião de Boas-Vindas, apresentação do Agrupamento, troca de impressões e esclarecimento de dúvidas, de acordo com o seguinte horário:
> Encarregados de educação dos alunos do 1º ano - Quinta-feira, dia 14/09/2023, às 15h00;
> Encarregados de educação dos alunos que estão pela primeira vez em escolas do Agrupamento, excepto do 1º ano - Quinta-feira, dia 14/09/2023, às 17h00.
As reuniões realizam-se no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva (escola sede do Agrupamento).
CONVITES
Reunião com EE dos alunos do 1º ano de escolaridade
Reunião com EE dos alunos que estão pela primeira vez no Agrupamento, excepto alunos do 1º ano de escolaridade
.
- Detalhes
- Visitas: 181650
O Despacho n.º 8356/2022 , de 8 de julho, alterado pelo Despacho n.º 3232-B/2023 , de 10 de março, aprova o calendário escolar, para os anos letivos 2022-2023 e 2023-2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.
No AESJB, em 2023-2024 será dada continuidade ao regime de organização do ano letivo por semestres, adotado no ano anterior.
Calendário Escolar 2023-2024 - AESJB
- Detalhes
- Visitas: 6949
A Maria João Fragoso Mota da Costa Lopes e a Rita Ferrão Baptista Fernandes, alunas da Escola Secundária Sebastião e Silva, representaram a Europa, com mais outros dez colegas europeus, na FINAL da INTERNATIONAL SPACE SETTLEMENT DESIGN COMPETITION 2023, que se realizou, de 28 a 31 de julho, no Kennedy Space Center da NASA, Orlando, Flórida, EUA. Fizeram parte da equipa que ganhou o Grande Prémio da Competição e, além deste prémio coletivo, a Maria João Mota Lopes trouxe para Portugal um dos quatro Prémios Individuais de Excelência na Liderança "Dick Edwards".
Estas duas alunas estão de PARABÉNS, pelas suas capacidades e competências, pelos seus conhecimentos postos à prova, pelo investimento que fizeram nos seus projetos de vida e pelas oportunidades que agarraram para a sua própria formação dentro e fora das aulas, nomeadamente, no Clube de Ciências da Escola. A Maria João foi a coordenadora do Clube em 2022/2023. Parabéns, miúdas! Vocês honraram a vossa escola, o vosso país e a Europa, cuja representação integraram nesta difícil e ousada competição internacional!
A International Space Settlement Design Competition, também conhecida pela sigla ISSDC e por “SpaceSet”, é uma competição anual, da iniciativa da National Space Society (NSS) e da NASA, aberta a jovens dos 15 aos 18 anos, de todo o mundo, apoiada por organizações e empresas americanas ligadas à ciência, à educação e à exploração aeroespacial, entre as quais se destacam o American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), do Texas, a Society of Women Engineers, liderada até 2009, ano da sua morte, por Anita Gale, uma engenheira projetista americana que trabalhou durante 35 anos no Space Shuttle program da NASA, a Boeing Company e a Aerospace Education Competitions, entre outras.
Fora da América, a competição conta com inúmeras outras empresas e organizações ligadas à ciência e à exploração aeroespacial que apoiam e viabilizam as fases nacionais e regionais, donde saem os finalistas que participam na 3ª e última fase da competição que se realiza no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, EUA. Em Portugal, os parceiros são a Agência Espacial Portuguesa e a Ciência Viva.
Esta competição, que teve a sua primeira edição, só para jovens americanos, em 1984, e que se tem vindo a alargar e a envolver milhares e milhares de jovens estudantes e professores de todo o mundo, visa colher ideias viáveis para o desenho de colónias humanas no espaço e fomentar entre os jovens o interesse por estas matérias e, ainda, pela organização e liderança de empresas que viabilizem a aplicação destas ideias, no futuro.
A competição tem duas fases eliminatórias online e uma fase final presencial que se realiza no último fim de semana de julho no Kennedy Space Center da NASA, em Orlando, Flórida, Estados Unidos.
A PRIMEIRA FASE, online, é realizada ao nível de cada país e centrada nas escolas concorrentes. Durante um dia inteiro, os concorrentes, que se inscrevem em equipas que eles próprios constituem, apresentam os trabalhos que realizaram ao longo de quatro meses e respondem aos desafios que lhes são colocados pela organização, sempre em Inglês, relacionados com a exploração espacial na vertente da construção de colónias humanas em órbita ou assentes em planetas e que exigem visão, criatividade, inovação e conhecimentos de Física, Química, Astronomia, Biologia, Informática, Design, Matemática e Ambiente do espaço, entre outros. Desta PRIMEIRA FASE do concurso, observada por técnicos profissionais ligados à ciência e à exploração aeroespacial, saem os representantes de cada país para a SEGUNDA FASE, online, que é a REGIONAL a que pertence o respetivo país.
Quem escreve este artigo, porque veio abrir e fechar a Escola, no sábado em que se realizou em Portugal a 1ª FASE da Competição de 2023, teve oportunidade de ver os alunos do Clube de Ciências a chegar, às sete da manhã, armados com as suas ideias e com os seus computadores portáteis, a ocuparem todas as salas do setor A1, e, até à uma da manhã de domingo, a mergulharem totalmente na prova, a discutir, fazer cálculos e desenhos nos quadros das salas de aulas, durante todo o dia, alheados de tudo o resto que se passava à sua volta. Os seus ouvidos foram completamente surdos aos reparos "comam", "não se esqueçam de comer", "bebam água".
Na SEGUNDA FASE, também online, os concorrentes que aqui chegam, representando o seu país, são distribuídos pela organização em empresas de engenharia aeroespacial fictícias que defendem, durante um dia, as soluções que propõem para o desafio que lhes é colocado. Esta SEGUNDA FASE é realizada por cada um ligado, pela internet, à sua “empresa”, que integra jovens de vários países da mesma região, e ao Júri a quem apresentam e perante quem defendem as soluções propostas. O Júri regional, que integra técnicos profissionais da ciência e da exploração aeroespacial, escolhe aqueles que são convidados para representar a respetiva região na FASE FINAL, presencial, a realizar no Kennedy Space Center da NASA.
Para estas duas primeiras fases, o mundo é dividido em seis regiões: AMÉRICA DO NORTE (EUA + Canadá); ÁSIA; AUSTRÁLIA; EUROPA (sem Reino Unido); REINO UNIDO e ÁFRICA + MÉDIO ORIENTE.
A América do Sul, a Ásia e os EUA têm outros concursos jovens ligados à exploração aeroespacial cujos vencedores, por protocolo firmado com a organização da ISSDC, ganham direito a participar na FINAL PRESENCIAL, bem como outras personalidades jovens, de todo o mundo, diretamente convidadas pela organização.
Na FASE FINAL, os jovens participantes são divididos pela organização em três ou quatro “empresas” de engenharia aeroespacial e assentamentos espaciais. Cada uma destas “empresas” ocupa, durante os dias que dura a competição, um piso de um hotel alugado para o efeito, onde discutem, noite e dia, e fazem o trabalho que vão apresentar ao Grande Júri da FINAL. Cada “empresa” recebe gestores verdadeiros da indústria aeroespacial dos Estados Unidos, Austrália e Índia para atuarem como observadores e consultores do Grande Júri.
Na FINAL, no Kennedy Space Center, depois do acolhimento, ao fim da tarde do primeiro dia, as “empresas” são convidadas a desenvolver uma proposta de assentamento espacial, com a localização (em órbita ou num planeta), a capacidade de acolhimento e demais condicionantes colocadas, num máximo de 50 páginas, incluindo os desenhos, que devem, ao fim dos dois dias seguintes entregar e apresentar num briefing de 35 minutos ao GRANDE JÚRI. As “empresas” devem projetar uma infra-estrutura, definir fontes de materiais de construção, especificar os veículos usados para transporte, determinar as fontes de energia e os circuitos da água, desenhar os sistemas de computação, robótica e comunicações, especificar a alocação do espaço interno e fornecer custos estimados e cronogramas para o desenvolvimento do projeto.
São dois os PRÉMIOS atribuídos pelo Júri na GRANDE FINAL ISSDC:
- Prémio Melhor “empresa” para a “empresa” que se distinguir pela melhor proposta de design de assentamento espacial, tendo em conta o solicitado no início da prova a todas as “empresas”, o conhecimento do ambiente espacial, a criatividade e a competência técnica demonstradas, a apresentação ao Júri no briefing final de 35 minutos e, ainda, o trabalho em equipa e as competências de gestão demonstradas durante a prova final.
- Prémios individuais "Dick Edwards", que são prémios individuais de excelência na liderança, que distinguem o concorrente que, em cada “empresa”, mais demonstrou capacidades e competências para liderar uma equipa internacional, heterogénea e grande, com muitos grupos de trabalho especializado em domínios muito diferenciados, mas todos concorrentes para o sucesso da “empresa”.
A Grande Final da ISSD Competition de 2023 realizou-se de 28 a 31 de julho, no Kennedy Space Center da NASA, em Orlando, Flórida, Estados Unidos da América.
O desafio que foi colocado aos cerca de 260 concorrentes finalistas de todo o mundo, divididos, pela organização, em quatro “empresas”, de cerca de 65 concorrentes cada, foi que se ambientassem no ano 2049 e construíssem um projeto para a terceira grande comunidade de assentamento espacial em órbita da Terra para mais de 10 000 pessoas.
Destes 260 finalistas, entre vencedores das fases nacionais e regionais da ISSDC, finalistas de outros concursos ligados ao espaço e à exploração aeroespacial, em várias regiões do mundo, que, por protocolo com a organização, ganharam direito a estar na Grande Final ISSDC e entidades jovens diretamente convidadas pela organização a participar na Grande Final devido ao seu passado ligado a concursos deste género, estavam a representar a Europa (sem o Reino Unido) 12 alunos do ensino secundário/médio (uma aluna, por falta de financiamento para as viagens, participou online).
Dos doze alunos que representaram a Europa (sem Reino Unido), quatro eram portugueses e, destes, dois, melhor, duas eram da Escola Secundária Sebastião e Silva: a Maria João Fragoso Mota da Costa Lopes, do 12º ano, e a Rita Ferrão Baptista Fernandes, do 11º ano, ambas pertencentes ao Clube “Ciência Viva” da Escola. Os outros dois alunos eram o Guilherme Abrantes Leal, da Escola Secundária José Saramago, de Mafra, e a Sara Sofia dos Reis Filipe, da Escola Secundária do Cartaxo. A estes alunos também os nossos PARABÉNS!
A participação presencial das alunas da Escola Secundária Sebastião e Silva, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, acompanhadas pelo professor Ricardo Mota, contou com o apoio do Agrupamento, claro, mas sobretudo com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Oeiras, que tem seguido e apoiado sempre os projetos e as atividades do Clube de Ciências.
A participação de Portugal não podia ter corrido melhor: venceu o Prémio coletivo Melhor “empresa” e a Maria João Mota Lopes ganhou o Prémio Individual de Excelência na Liderança "Dick Edwards". ESTÃO, POIS, DE PARABÉNS!
ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA PARTICIPAÇÃO NA GRANDE FINAL ISSDC,
REALIZADA, DE 28 A 31 DE JULHO DE 2023, NO KENNEDY SPACE CENTER DA NASA
28-07-2023, sessão de abertura da FINAL ISSDC.
... a trabalhar no projeto vencedor.
Momento em que foi anunciada a "empresa" vencedora.
Entrega dos 4 prémios individuais de Excelência na Liderança "Dick Edwards".
A Maria João Lopes com o troféu do Prémio de Excelência na liderança.
As nossas meninas vencedoras.
As nossas meninas vencedoras com o professor Ricardo Mota que as acompanhou ao Kennedy Space Center da NASA.
A equipa que representou a Europa, com três dos professores acompanhantes (foto retirada do site europeu da competição).
Entrada no Kennedy Space Center da NASA.
.............................................................................................
Links para 2 revistas que noticiaram o evento, dando relevo à participação de Portugal:
ComputerWorld (9/08/2023)
4gnews (10/08/2023)
- Detalhes
- Visitas: 299226
No âmbito da gratuitidade e da política de reutilização dos Manuais Escolares, informa-se que os manuais escolares reutilizáveis constantes nos vouchers de cada aluno, para o ano letivo 2023/2024, serão disponibilizados e entregues pelo Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, na Sala A0.5 da Escola Secundária Sebastião e Silva, respeitando a seguinte calendarização:
O atendimento para a entrega dos manuais é feito pela ordem de chegada dos encarregados de educação.
Os encarregados de educação que tenham filhos a frequentar diferentes anos de escolaridade podem resgatar os vouchers no mesmo dia.
Qualquer entrega de manuais fora da calendarização apresentada, tem de ser solicitada, por escrito, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de modo a poder ser agendada numa data posterior a 8 de setembro, de acordo com a disponibilidade dos Serviços. Neste pedido por email deve ser identificado o encarregado de educação, o aluno e o ano de escolaridade.
AESJB, 21 de agosto de 2023
A Diretora
Hermínia Poejo
Calendarização entrega de manuais reutilizáveis 2023/2024
- Detalhes
- Visitas: 7108
Por despacho do Senhor Ministro da Educação, de 3/8/2023, os agrupamentos de escolas podem suspender as suas atividades entre os dias 14 e 18 de agosto de 2023, sem prejuízo de assegurar as atividades relativas aos exames nacionais.
Assim, de acordo com o despacho acima mencionado, informa-se que as escolas do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras (AESJB), no período de 14 a 18 de agosto de 2023, vão estar encerradas, não se assegurando o atendimento ao público, nem presencial, nem telefónico, sem prejuízo do serviço presencial de exames.
Em caso de necessidade, solicitamos o favor de nos contactarem através dos seguintes endereços eletrónicos:
1 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para assuntos de alunos (matrículas, exames, certificados, etc.)
2 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., assuntos de professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, etc.;
3 -Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para assuntos de ação social escolar;
4 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para assuntos de contabilidade, faturas, etc.
- Detalhes
- Visitas: 86298
As listas dos candidatos aos 5º, 7º e 10º anos colocados nas escolas do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras (AESJB), para o ano letivo de 2023/2024, são hoje afixadas na escola sede do Agrupamento e aqui também divulgadas.
Os candidatos foram seriados de acordo com os critérios estabelecidos na legislação e colocados nas escolas pela ordem das preferências declaradas e validadas no portal das matrículas.
Por uma questão de proteção de dados pessoais, as listas referem o número do Pedido de Matrícula (PM) automaticamente atribuído pelo portal das matrículas e não os nomes dos candidatos.
Os encarregados de educação dos candidatos agora colocados DEVEM CONFIRMAR A ACEITAÇÃO DA COLOCAÇÃO através da aquisição, na loja escolar da escola sede do Agrupamento (Escola Secundária Sebastião e Silva), de um kit de documentos que devem entregar preenchimentos na secretaria ATÉ AO DIA 31 DE AGOSTO DE 2023, acompanhados de uma fotografia atualizada tipo passe.
Os lugares não confirmados serão colocados à disposição de outros interessados, a partir de 1 de setembro de 2023.
LISTAS
Candidatos colocados no 5º Ano, na Escola Básica de São Julião da Barra
Candidatos colocados no 7º Ano, na Escola Básica de São Julião da Barra
Candidatos colocados no 10º Ano, na Escola Secundária Sebastião e Silva
no Curso de Ciências e Tecnologias
no Curso de Línguas e Humanidades
no Curso de Ciências Socioeconómicas
- Detalhes
- Visitas: 553079
São hoje afixadas na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e aqui também divulgadas, as listas das crianças e alunos, respetivamente, colocadas na educação pré-escolar e no 1º ano das escolas do Agrupamento.
Os candidatos foram seriados de acordo com os critérios estabelecidos na legislação e colocados nos JIs e nas escolas pela ordem das preferências declaradas e validadas no portal das matrículas.
Por uma questão de proteção de dados pessoais, as listas referem o número de matrícula automaticamente atribuído pelo portal das matrículas e não os nomes das crianças e alunos.
Os encarregados de educação DEVEM FAZER OBRIGATORIAMENTE A ACEITAÇÃO DA COLOCAÇÃO (ver abaixo AVISO sobre Matrículas, Renovações de Matrícula, Aceitação da colocação, Procedimentos e Prazos).
ATENÇÃO!
Candidaturas a apoios da Ação Social Escolar (ASE) - Procedimentos e prazos
AVISOS
Matrículas, Renovações de Matrícula, Aceitação da colocação, Procedimentos e Prazos -INFORMAÇÕES GERAIS
Matrículas e Renovações de matrícula para o 5º Ano em 2023/2024
Matrículas e Renovações de matrícula para o 7º Ano em 2023/2024
Matrículas e Renovações de matrícula para o 10º Ano em 2023/2024
LISTAS
Colocados no Pré-escolar da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Colocados no Pré-escolar da Escola Básica Manuel Beça Múrias
Colocados no 1º ano da Escola Básica Conde de Ferreira
Colocados no 1º ano da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Colocados no 1º ano da Escola Básica Manuel Beça Múrias
- Detalhes
- Visitas: 3609
Os formandos de todos os níveis de ensino dos Cursos de Cultura, Língua e Comunicação (CLC) e de Cidadania e Empregabilidade (CE) elaboraram, ao longo do ano letivo, trabalhos sobre várias temáticas: “Arbustos e árvores autóctones da nossa escola, entre outras espécies de Portugal" (alecrim, loureiro, medronheiro, murta, pinheiro manso, etc.); “Património Material/Imaterial de Portugal” e "Direitos Humanos", tendo os formandos sido também candidatos aos concursos "Postais de Natal 2022" e "Sardinhas 2023”.
No Curso de CLC, no âmbito do septuagésimo aniversário da Escola Secundária Sebastião e Silva, os formandos produziram trabalhos acerca da mesma e do seu patrono, bem como sobre a aprendizagem. " Línguas e Falares de Portugal e PALOP” foi o tema de outros trabalhos no seguimento do estudo de uma unidade do programa e a produção de textos “Se eu fosse uma sardinha...” surgiu da participação no concurso “Sardinhas 2023”.
Os alunos envolveram-se ativa e entusiasticamente na realização de todas as atividades, mas queremos realçar os concursos já referenciados em que os discentes criaram os postais de Natal e as sardinhas a partir de materiais reciclados no intuito de se preservar o Planeta.
Relativamente ao concurso “Postais de Natal”, o aluno Frederico Gomes do Curso de CLC do Ensino Secundário foi o Segundo Classificado em ex aequo com uma aluna do Estabelecimento Prisional de Tires.
Os trabalhos referidos estiveram expostos na ESSS, podendo ser observado o trabalho desenvolvido no EPC desde a Alfabetização ao Ensino Secundário.
- Detalhes
- Visitas: 3717
Nos dias 11 e 12 de junho, no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, efetuaram-se algumas atividades para todos os níveis de ensino sobre o escritor. Não quisemos, por conseguinte, deixar de dar a conhecer/relembrar uma vida ímpar e uma obra eclética e riquíssima, merecedoras de serem partilhadas com os formandos.
Neste sentido, a docente de Cultura, Língua e Comunicação proferiu a comunicação “Vida e Obra de José Saramago”, procedeu-se ao visionamento do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, baseado no romance homónimo do autor, e à leitura e análise de excertos da sua obra. Para completar o evento, expôs-se na biblioteca documentação sobre a vida e criação literária do escritor, bem como uma pequena brochura de excertos da sua obra elaborada pela docente.
Os formandos participaram ativamente, tendo demonstrado bastante interesse e entusiasmo pelas diferentes atividades referentes ao Prémio Nobel da Literatura.
- Detalhes
- Visitas: 4009
No passado dia 7 de maio, a turma 12ºE da Escola Secundária Sebastião e Silva participou numa campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento.
A ação durou cerca de 4 horas e todos os elementos do grupo participaram de forma ativa e colaborativa. Escolhemos o voluntariado pois é algo que nos permite de facto agir de forma positiva na sociedade, evitando assim um mero trabalho expositivo que não teria a mesma significância.
De um modo geral, pensamos que o Banco Alimentar de Lisboa possui uma boa organização, o que permite uma reutilização dos materiais de maneira a evitar o desperdício e a poluição. Além disso, foi um momento de convívio no qual nos podemos aproximar, não só uns dos outros, mas também de outras pessoas que tinham o mesmo objetivo que nós. Na nossa opinião, o único ponto a aprimorar é a otimização de tempo com o objetivo de melhorar a produtividade por parte dos voluntários.
Consideramos que esta iniciativa foi bastante importante e benéfica para nós uma vez que, para além de estarmos a cumprir um dever cívico, quisemos contribuir para uma melhor qualidade de vida daqueles que mais necessitam. É também relevante salientar a forma como esta ação nos sensibilizou quanto a realidades diferentes das nossas. Desta forma, enquanto alunos, após uma reflexão, sentimo-nos gratos por não termos de enfrentar este tipo de adversidades. Em suma, o voluntariado é um ato de solidariedade que faz qualquer um sentir-se preenchido e realizado. Logo, aconselhamos vivamente a participação neste tipo de atividades. A educação cívica dos alunos leva à evolução do sentido comunitário da sociedade, reforçando assim a esperança na humanidade.
Texto da professora Raquel Teixeira
Foto: Turma 12ºE em ação de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome
««VOLTAR