NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 7H20 DO DIA 19-10-2023.

De acordo com o IPMA, na quinta-feira, dia 19-10-2023, vai haver chuva forte, vento, risco de cheias e inundações e engarrafamentos. 

Por este motivo, foram suspensas, neste dia, as aulas no estabelecimento prisional de Caxias.

Vamos acompanhar a situação meteorológica durante a noite. Caso a decisão seja também de suspender as atividdes letivas nas escolas do Agrupamento, avisaremos aqui no site.

Dado que durante a noite e até ao momento não se verificou anomalia de maior no estado do tempo em Oeiras, as aulas mantêm-se como programado nas cinco escolas do Agrupamento.

Desejamos a todos um bom dia!

   

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ATUALIZADA EM 06-11-2023.

Percentagem de votantes abaixo dos 50%. Vai haver 2ª volta no dia 08-11-2023, conforme calendário eleitoral previamente definido.

Nesta 1ª Volta, votaram apenas 39,2% dos eleitores. Assim, de acordo com o número 1 do artigo 175º do Código Civil, terá de haver uma 2ª volta. Nesta 2ª Volta, independentemente do número de eleitores que vierem a votar, vence, para cada órgão, a lista que recolher maior número de votos. Como só houve 2 listas, a 2ª volta será disputada entre estas 2 listas. Se tivesse havido mais de 2 listas, à 2ª Volta concorreriam apenas as 2 mais votadas.

A 2ª Volta, tal como previsto no calendário eleitoral, realizar-se-á quarta-feira, dia 8 de novembro de 2023.

Nesta 1ª Volta, apuraram-se os seguintes resultados:

Para a Mesa da Assembleia,

    Votos na Lista P: 250;
    Votos na Lista T: 270;
    Votos em branco: 3;
    Votos nulos: 10.

Para a Direção,

    Votos na Lista P: 251;
    Votos na Lista T: 269;
    Votos em branco: 3;
    Votos nulos: 7.

Para o Conselho Fiscal

    Votos na Lista P: 248;
    Votos na Lista T: 340;
    Votos em branco: 2;
    Votos nulos: 14.

A contagem dos votos foi feita pela mesa eleitoral, na presença de representantes de ambas as listas.

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ATUALIZADA EM 27-10-2023, com a divulgação das duas listas concorrentes: a P e a T.

Veja abaixo as 2 listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal

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Dado que a Direção da Associação de Estudantes cessante não desencadeou, como preveem os Estatutos, o processo eleitoral para a escolha dos novos corpos sociais, antes de terminar o mandato, e uma vez que há alunos que manifestaram o seu interesse em se candidatar, a Diretora do Agrupamento, ciente de que é bom para a Escola haver uma Associação representativa dos Estudantes em atividade, decidiu, ouvidos alguns alunos interessados em concorrer, pôr em marcha o processo eleitoral de acordo com o seguinte calendário:

1. Entrega das listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção da Associação e ao Conselho Fiscal, até às 17h00 do dia 25 de outubro de 2023 (quarta-feira), na receção da Escola. As listas devem ser apresentadas em impressos normalizados, extraídos dos links constantes no final desta notícias.

Notas:
De acordo com os estatutos da Associação de Estudantes da ESSS,

  • As listas para a Mesa da Assembleia Geral, para a Direção e para o Conselho Fiscal são independentes.
  • A Mesa da Assembleia Geral é constituída por 1 presidente e 2 secretários, num total de 3 elementos.
  • A Direção é constituída por 1 presidente, 1 vice-presidente, 1 secretário-geral, 1 secretário, 1 tesoureiro e 9 vogais, num total de 14 elementos.O Conselho Fiscal é constituído por 1 presidente, 1 secretário e 1 relator, num total de 3 elementos.
  • De acordo com o ponto 5 do Artigo 8º da Lei nº 51/2012, de 5 de setembro, não podem ser eleitos alunos a quem tenha sido aplicada, nos últimos 2 anos, medida disciplinar sancionatória de suspensão ou superior ou tenham, nos últimos 2 anos letivos, sido excluídos da frequência em qualquer disciplina por excesso de faltas.

2. Afixação das listas concorrentes a cada um dos três órgãos e sua divulgação no site do Agrupamento: até às 17h00 do dia 26 de outubro de 2023 (quinta-feira).

3. Dia 27 de outubro (sexta-feira), às 14h30, Reunião da diretora com os representantes de cada lista para acerto da campanha eleitoral.

4. Campanha eleitoral: dias 30, 31 de outubro e 2 de novembro de 2023. Dia 2 de novembro, até às 20h00, as listas devem limpar e levantar tudo o que usaram na campanha.

5. 1ª volta das eleições: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 06 de novembro de 2023, segunda‑feira. Ganha, para cada órgão, a lista que obtiver maior número de votos, desde que votem, pelo menos, 50% mais um dos alunos inscritos nos cadernos eleitorais (Art.º 175.º, parágrafo 1º, do Código Civil).

6. 2ª Volta, se houver necessidade: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 08 de novembro de 2023, quarta-feira. A haver segunda volta, serão admitidas, para cada órgão, apenas as duas listas mais votadas na 1ª volta. Para cada órgão, ganha a lista que obtiver maior número de votos, independentemente do número de votantes. 

DOCUMENTOS
AVISO de abertura do processo eleitoral
Impresso para candidatura à direção
Impresso para candidatura ao conselho fiscal
Impresso para candidatura à mesa da assembleia

 

LISTAS CONCORRENTES

Lista P concorrente à Mesa da Assembleia Geral
Lista P concorrente à Direção
Lista P concorrente ao Conselho Fiscal

Lista T concorrente à Mesa da Assembleia Geral
Lista T concorrente à Direção
Lista T concorrente ao Conselho Fiscal

 

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ATUALIZADA EM 8-10-2023. Três alunos do 10º ano (Levi Gomes, Luis Souza e Tiago Sousa) e duas alunas do 12º (Filipa Cheng e Rita Fernandes), todos do Clube Ciência Viva da Escola Secundária Sebastião e Silva, dedicaram o seu fim de semana a responder a um desafio do Pavilhão do Conhecimento: participar no Hackathon 'Observação da Terra', que se realiza das 10h00 do dia 7 às 13 horas do dia 8 de outubro de 2023, num período de 27 horas ininterruptas.

A palavra hackathon resulta da combinação das palavras hacker, que significa ‘programador inteligente’, e marathon, um evento marcado pela sua resistência e durabilidade.

Neste evento, o grupo, no dia 7, de manhã, aprendeu, com especialistas e profissionais, como se observa a Terra, do espaço, com o objetivo de minimizar os efeitos devastadores de um tsunami na zona ribeirinha de Lisboa. Ouviram, com muita atenção, Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; António Franco, da Agência Espacial Portuguesa; Giuseppe Cornaglia, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Miguel Inácio, do Projeto ReSist da Câmara Municipal de Lisboa.

Antes do almoço, receberam uma missão para concretizar até às 10h50 de domingo, dia 8 de outubro: delimitar as prováveis zonas abrangidas na bacia de Lisboa por um tsunami resultante de um sismo do mesmo grau e com a mesma origem do que afetou Lisboa em 1755.

Para os trabalhos, que vão estender-se ininterruptamente por toda a tarde, noite e manhã, as equipas contam com o apoio dos especialistas e profissionais que os iniciaram nesta aventura.

Das 11h00 às 13h00 de domingo, dia 8 de outubro, no Auditório Mariano Gago, cada equipa dispõe de 10 minutos para apresentar o seu trabalho, podendo recorrer a um máximo de 10 slides.

São 19h30. A equipa dos nossos alunos janta e trabalha. Trabalha e janta: num verdadeiro “jantar de trabalho”.

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ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

   Depois de uma noite sem dormir, o ensaio para a apresentação do trabalho.

         

Missão cumprida, com a apresentação do trabalho no Auditório José Mariano Gago, por volta das 12 horas de domingo, dia 8-10-2023.

 

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Como foi antes publicitado, realizou-se na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento, o 1º arraial do ano letivo de 2023/2024.

Pretendeu-se com este arraial um são convívio entre pais, alunos dos diversos níveis de ensino, profissionais do agrupamento e outros membros da nossa comunidade educativa. Neste início de ano letivo, pudemo-nos conhecer todos um pouco melhor, partilhar expectativas e vontades, ouvindo ou dançando ao som de música ao vivo animada e ininterrupta ao longo de mais de três horas e meia, saboreando pipocas, caldo verde, bifanas, cachorros, gelados artesanais de excelente qualidade ou saltando nos insufláveis, se menores de 12 anos.

A música ao vivo, animada, variada, com ritmo e ininterrupta, sem repetições, esteve a cargo do Quarteto Nelson Pisco, de Santarém, no qual canta e toca o pai da nossa professora de Latim Fernanda Azoia.

Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre alunos, pais, profissionais e ex-profissionais do Agrupamento e, ainda, responsáveis do Departamento de Educação do município de Oeiras.

Estamos gratos a todos os que participaram, mas muito especialmente aos professores e funcionárias que tornaram, nos arranjos, decorações e confeção dos alimentos, possível este convívio, que queremos repetir.

Algumas fotos do ARRAIAL:

 
Depois de muito trabalho na retaguarda, tudo pronto para começar.

 

 
Quarteto Nelson Pisco 

     

 

 

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No dia 14 de setembro de 2023, recomeçam as atividades escolares.

Esperando que os nossos profissionais e alunos tenham tido umas férias revigorantes desejamos a todos um BOM NOVO ANO LETIVO!

No dia 14 de setembronas salas e horários abaixo indicados, vai haver reuniões de boas-vindas das educadoras, dos professores titulares (1º ciclo) e dos DTs com os pais/encarregados de educação das crianças do pré-escolar e dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, nas escolas que vão frequentar. 

Nos dias 14 e 15 de setembronas salas e horários abaixo indicados, vão realizar-se sessões de acolhimento e boas-vindas a todas as crianças e alunos nas escolas que vão frequentar. Estas sessões são presididas pelas educadoras (pré-escolar), pelos professores titulares de turma (1º Ciclo) e pelos Diretores de Turma (2º, 3º ciclos e secundário).

Para saber a que turma pertencem os seus educandos e para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, os encarregados de educação devem consultar a aplicação INOVAR_Consulta, usando, para tal, o número de processo do aluno no INOVAR e a password respetiva.

Quem nunca entrou no INOVAR_Consulta, por ser a primeira vez que está no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, deve proceder da seguinte forma: na aplicação INOVAR_Consulta, em login, deve colocar o número do processo e, em senha, deve colocar o número do documento de identificação do aluno que usou na matrícula (se usou o cartão de cidadão deve colocar todos os carateres, sem espaços entre eles, incluindo os últimos quatro). Antes de sair da aplicação, deve alterar a senha.

Calendário do arranque do ano letivo 2023-2024
Receção dos alunos da ESSS
Receção dos alunos da EBSJB


                                                                                                ««VOLTAR

 

Cinco alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva estão a participar, com um projeto inovador, que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável, no Ars Electronica Festival, que decorre de 6 a 10 de setembro de 2023, em Linz, na Áustria.

O projeto Space Messengers iniciou-se há 3 anos numa parceria entre a Taos Integrated School of the Arts, EUA, e a Escola Secundária Sebastião e Silva,  na qual se envolveram a diretora do projeto, Agnes Chavez, a equipa criativa e as professoras Cristina Pinho e Ana Carla Oliveira
 
Space Messengers é um projeto imersivo de realidades mistas, que junta estudantes de todo o mundo em cursos de 6 semanas, em que discutem com cientistas, filósofos e artistas as grandes questões da humanidade e do futuro. No final destas semanas de workshops, todos os projetos de arte criados são trabalhados, culminando numa instalação de arte futurística. Esta instalação tem sido apresentada nos últimos anos no Festival Internacional de Ciência e Artes de Oeiras (FIC.a), juntando os alunos que originaram o projeto, Rafael Balão (Coordenador da STEMarts), Mafalda Gorgulho (Embaixadora), Guilherme Verdelho (Embaixador) e Maria Frazão, Giovane Verdelho, Filipe Proença e Francisco Jerónimo, que têm a possibilidade de se tornarem também embaixadores da STEMarts (Organização Internacional sem fins-lucrativos responsável pelo projeto) e, consequentemente, Coordenadores.
 
A instalação está, neste momento, a ser apresentada no Ars Electronica Festival, com os apoios da organização do Festival, da equipa da STEMarts e do Município de Oeiras, que tornou possível a deslocação dos nossos alunos à Áustria. Acompanham os alunos a professora Ana Carla Oliveira e o Prof. Miguel Penteado, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, e a Dr. Elisabete Brigadeiro, do Gabinete de Ciência e Inovação do Município de Oeiras.
 
Além de Rafael Balão, ex-aluno do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, que é o Coordenador da STEMarts LAb em Portugal, coincidentemente, integram também a equipa dois ex-alunos de Oeiras, a Maria Matos e o Diogo Duarte, que são coordenadores de realidade virtual do projeto.
 
 Algumas fotos da presença no Ars Electronica Festival:
 
 
 
 
 
 
 

No arranque deste novo ano letivo, com o propósito de proporcionar momentos de convívio e cumplicidade entre pais, alunos e profissionais, o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra vai realizar um ARRAIAL, na escola sede (Escola Secundária Sebastião e Silva), junto ao refeitório, no dia 15 de setembro de 2023, a começar às 17h30.

Estão convidados todos os pais e alunos das cinco escolas do Agrupamento, bem como todos os profissionais (professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais). 

Vai haver animação, música ao vivo, insufláveis, pipocas, bifanas, caldo verde, chouriço, gelados, bebidas variadas, etc., etc.

A entrada é livre, mas agradece-se a quem pensa vir que, para uma previsão das presenças, faça a sua incrição no link VOU ESTAR PRESENTE.

Cartaz-Convite

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Notícia corrigida:
Por lapso, no corpo da notícia, foi indicado o dia 19 e não o dia 14 de setembro como dia das reuniões. As reuniões são no dia 14 e não no dia 19.
Pedimos desculpa pelo lapso, que já foi corrigido. Nos convites a data esteve sempre certa.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra convida os encarregados de educação dos alunos que estão pela primeira vez em escolas do Agrupamento para uma reunião de Boas-Vindas, apresentação do Agrupamento, troca de impressões e esclarecimento de dúvidas, de acordo com o seguinte horário:

> Encarregados de educação dos alunos do 1º ano - Quinta-feira, dia 14/09/2023, às 15h00;

> Encarregados de educação dos alunos que estão pela primeira vez em escolas do Agrupamento, excepto do 1º ano - Quinta-feira, dia 14/09/2023, às 17h00.

As reuniões realizam-se no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva (escola sede do Agrupamento).

CONVITES

Reunião com EE dos alunos do 1º ano de escolaridade
Reunião com EE dos alunos que estão pela primeira vez no Agrupamento, excepto alunos do 1º ano de escolaridade .

 

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O Despacho n.º 8356/2022 , de 8 de julho, alterado pelo Despacho n.º 3232-B/2023 , de 10 de março, aprova o calendário escolar, para os anos letivos 2022-2023 e 2023-2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.

No AESJB, em 2023-2024 será dada continuidade ao regime de organização do ano letivo por semestres, adotado no ano anterior.

Calendário Escolar 2023-2024 - AESJB

                                                                                               

                                                                                               ««VOLTAR

 

A Maria João Fragoso Mota da Costa Lopes e a Rita Ferrão Baptista Fernandes, alunas da Escola Secundária Sebastião e Silva, representaram a Europa, com mais outros dez colegas europeus, na FINAL da INTERNATIONAL SPACE SETTLEMENT DESIGN COMPETITION 2023, que se realizou, de 28 a 31 de julho, no Kennedy Space Center da NASA, Orlando, Flórida, EUA. Fizeram parte da equipa que ganhou o Grande Prémio da Competição e, além deste prémio coletivo, a Maria João Mota Lopes trouxe para Portugal um dos quatro Prémios Individuais de Excelência na Liderança "Dick Edwards".

Estas duas alunas estão de PARABÉNS, pelas suas capacidades e competências, pelos seus conhecimentos postos à prova, pelo investimento que fizeram nos seus projetos de vida e pelas oportunidades que agarraram para a sua própria formação dentro e fora das aulas, nomeadamente, no Clube de Ciências da Escola. A Maria João foi a coordenadora do Clube em 2022/2023. Parabéns, miúdas! Vocês honraram a vossa escola, o vosso país e a Europa, cuja representação integraram nesta difícil e ousada competição internacional!

A International Space Settlement Design Competition, também conhecida pela sigla ISSDC e por “SpaceSet”, é uma competição anual, da iniciativa da National Space Society (NSS) e da NASA, aberta a jovens dos 15 aos 18 anos, de todo o mundo, apoiada por organizações e empresas americanas ligadas à ciência, à educação e à exploração aeroespacial, entre as quais se destacam o American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), do Texas, a Society of Women Engineers, liderada até 2009, ano da sua morte, por Anita Gale, uma engenheira projetista americana que trabalhou durante 35 anos no Space Shuttle program da NASA, a Boeing Company e a Aerospace Education Competitions, entre outras.

Fora da América, a competição conta com inúmeras outras empresas e organizações ligadas à ciência e à exploração aeroespacial que apoiam e viabilizam as fases nacionais e regionais, donde saem os finalistas que participam na 3ª e última fase da competição que se realiza no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, EUA. Em Portugal, os parceiros são a Agência Espacial Portuguesa e a Ciência Viva.

Esta competição, que teve a sua primeira edição, só para jovens americanos, em 1984, e que se tem vindo a alargar e a envolver milhares e milhares de jovens estudantes e professores de todo o mundo, visa colher ideias viáveis para o desenho de colónias humanas no espaço e fomentar entre os jovens o interesse por estas matérias e, ainda, pela organização e liderança de empresas que viabilizem a aplicação destas ideias, no futuro.

A competição tem duas fases eliminatórias online e uma fase final presencial que se realiza no último fim de semana de julho no Kennedy Space Center da NASA, em Orlando, Flórida, Estados Unidos.

A PRIMEIRA FASE, online, é realizada ao nível de cada país e centrada nas escolas concorrentes. Durante um dia inteiro, os concorrentes, que se inscrevem em equipas que eles próprios constituem, apresentam os trabalhos que realizaram ao longo de quatro meses e respondem aos desafios que lhes são colocados pela organização, sempre em Inglês, relacionados com a exploração espacial na vertente da construção de colónias humanas em órbita ou assentes em planetas e que exigem visão, criatividade, inovação e conhecimentos de Física, Química, Astronomia, Biologia, Informática, Design, Matemática e Ambiente do espaço, entre outros. Desta PRIMEIRA FASE do concurso, observada por técnicos profissionais ligados à ciência e à exploração aeroespacial, saem os representantes de cada país para a SEGUNDA FASE, online, que é a REGIONAL a que pertence o respetivo país.

Quem escreve este artigo, porque veio abrir e fechar a Escola, no sábado em que se realizou em Portugal a 1ª FASE da Competição de 2023, teve oportunidade de ver os alunos do Clube de Ciências a chegar, às sete da manhã, armados com as suas ideias e com os seus computadores portáteis, a ocuparem todas as salas do setor A1, e, até à uma da manhã de domingo, a mergulharem totalmente na prova, a discutir, fazer cálculos e desenhos nos quadros das salas de aulas, durante todo o dia, alheados de tudo o resto que se passava à sua volta. Os seus ouvidos foram completamente surdos aos reparos "comam", "não se esqueçam de comer", "bebam água".

Na SEGUNDA FASE, também online, os concorrentes que aqui chegam, representando o seu país, são distribuídos pela organização em empresas de engenharia aeroespacial fictícias que defendem, durante um dia, as soluções que propõem para o desafio que lhes é colocado. Esta SEGUNDA FASE é realizada por cada um ligado, pela internet, à sua “empresa”, que integra jovens de vários países da mesma região, e ao Júri a quem apresentam e perante quem defendem as soluções propostas. O Júri regional, que integra técnicos profissionais da ciência e da exploração aeroespacial, escolhe aqueles que são convidados para representar a respetiva região na FASE FINAL, presencial, a realizar no Kennedy Space Center da NASA.

Para estas duas primeiras fases, o mundo é dividido em seis regiões: AMÉRICA DO NORTE (EUA + Canadá); ÁSIA; AUSTRÁLIA; EUROPA (sem Reino Unido); REINO UNIDO e ÁFRICA + MÉDIO ORIENTE.

A América do Sul, a Ásia e os EUA têm outros concursos jovens ligados à exploração aeroespacial cujos vencedores, por protocolo firmado com a organização da ISSDC, ganham direito a participar na FINAL PRESENCIAL, bem como outras personalidades jovens, de todo o mundo, diretamente convidadas pela organização.

Na FASE FINAL, os jovens participantes são divididos pela organização em três ou quatro “empresas” de engenharia aeroespacial e assentamentos espaciais. Cada uma destas “empresas” ocupa, durante os dias que dura a competição, um piso de um hotel alugado para o efeito, onde discutem, noite e dia, e fazem o trabalho que vão apresentar ao Grande Júri da FINAL. Cada “empresa” recebe gestores verdadeiros da indústria aeroespacial dos Estados Unidos, Austrália e Índia para atuarem como observadores e consultores do Grande Júri.

Na FINAL, no Kennedy Space Center, depois do acolhimento, ao fim da tarde do primeiro dia, as “empresas” são convidadas a desenvolver uma proposta de assentamento espacial, com a localização (em órbita ou num planeta), a capacidade de acolhimento e demais condicionantes colocadas, num máximo de 50 páginas, incluindo os desenhos, que devem, ao fim dos dois dias seguintes entregar e apresentar num briefing de 35 minutos ao GRANDE JÚRI. As “empresas” devem projetar uma infra-estrutura, definir fontes de materiais de construção, especificar os veículos usados para transporte, determinar as fontes de energia e os circuitos da água, desenhar os sistemas de computação, robótica e comunicações, especificar a alocação do espaço interno e fornecer custos estimados e cronogramas para o desenvolvimento do projeto.


São dois os PRÉMIOS atribuídos pelo Júri na GRANDE FINAL ISSDC:

- Prémio Melhor “empresa” para a “empresa” que se distinguir pela melhor proposta de design de assentamento espacial, tendo em conta o solicitado no início da prova a todas as “empresas”, o conhecimento do ambiente espacial, a criatividade e a competência técnica demonstradas, a apresentação ao Júri no briefing final de 35 minutos e, ainda, o trabalho em equipa e as competências de gestão demonstradas durante a prova final.

- Prémios individuais "Dick Edwards", que são prémios individuais de excelência na liderança, que distinguem o concorrente que, em cadaempresa”, mais demonstrou capacidades e competências para liderar uma equipa internacional, heterogénea e grande, com muitos grupos de trabalho especializado em domínios muito diferenciados, mas todos concorrentes para o sucesso da “empresa”.


A Grande Final da ISSD Competition de 2023 realizou-se de 28 a 31 de julho, no Kennedy Space Center da NASA, em Orlando, Flórida, Estados Unidos da América.

O desafio que foi colocado aos cerca de 260 concorrentes finalistas de todo o mundo, divididos, pela organização, em quatro “empresas”, de cerca de 65 concorrentes cada, foi que se ambientassem no ano 2049 e construíssem um projeto para a terceira grande comunidade de assentamento espacial em órbita da Terra para mais de 10 000 pessoas.

Destes 260 finalistas, entre vencedores das fases nacionais e regionais da ISSDC, finalistas de outros concursos ligados ao espaço e à exploração aeroespacial, em várias regiões do mundo, que, por protocolo com a organização, ganharam direito a estar na Grande Final ISSDC e entidades jovens diretamente convidadas pela organização a participar na Grande Final devido ao seu passado ligado a concursos deste género, estavam a representar a Europa (sem o Reino Unido) 12 alunos do ensino secundário/médio (uma aluna, por falta de financiamento para as viagens, participou online).

Dos doze alunos que representaram a Europa (sem Reino Unido), quatro eram portugueses e, destes, dois, melhor, duas eram da Escola Secundária Sebastião e Silva: a Maria João Fragoso Mota da Costa Lopes, do 12º ano, e a Rita Ferrão Baptista Fernandes, do 11º ano, ambas pertencentes ao Clube “Ciência Viva” da Escola. Os outros dois alunos eram o Guilherme Abrantes Leal, da Escola Secundária José Saramago, de Mafra, e a Sara Sofia dos Reis Filipe, da Escola Secundária do Cartaxo. A estes alunos também os nossos PARABÉNS!

A participação presencial das alunas da Escola Secundária Sebastião e Silva, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, acompanhadas pelo professor Ricardo Mota, contou com o apoio do Agrupamento, claro, mas sobretudo com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Oeiras, que tem seguido e apoiado sempre os projetos e as atividades do Clube de Ciências.

A participação de Portugal não podia ter corrido melhor:  venceu o Prémio coletivo Melhor “empresa e a Maria João Mota Lopes ganhou o Prémio Individual de Excelência na Liderança "Dick Edwards". ESTÃO, POIS, DE PARABÉNS!

ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA PARTICIPAÇÃO NA GRANDE FINAL ISSDC,
REALIZADA, DE 28 A 31 DE JULHO DE 2023, NO KENNEDY SPACE CENTER DA NASA

 
28-07-2023, sessão de abertura da FINAL ISSDC.

 

         

 ... a trabalhar no projeto vencedor.

     

  
Momento em que foi anunciada a "empresa" vencedora.

 

 
Entrega dos 4 prémios individuais de Excelência na Liderança "Dick Edwards".

 

  
A Maria João Lopes com o troféu do Prémio de Excelência na liderança.

 

  
As nossas meninas vencedoras.

 

  
As nossas meninas vencedoras com o professor Ricardo Mota que as acompanhou ao Kennedy Space Center da NASA.

 

 

 A equipa que representou a Europa, com três  dos professores acompanhantes (foto retirada do site europeu da competição).

 

 

 Entrada no Kennedy Space Center da NASA.


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 Links para 2 revistas que noticiaram o evento, dando relevo à participação de Portugal:

ComputerWorld (9/08/2023)

4gnews (10/08/2023)

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