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No próximo dia 18 de dezembro (segunda-feira), vamos realizar o tradicional jantar de Natal e de convívio e confraternização entre os atuais e antigos profissionais do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.
A Diretora convida todos os docentes e trabalhadores não docentes, atuais e antigos, das escolas do Agrupamento a juntarem-se no refeitório da escola sede, às 19h00, no próximo dia 18 de dezembro, para, em espírito natalício, partilharmos memórias, preocupações e afetos, durante o jantar que estamos a preparar.
Além das entradas, sobremesas e bebidas, há um prato principal a escolher, aquando da inscrição: bacalhau com broa, lombo de porco ou lasanha vegetariana.
Porque precisamos de saber quanto antes quantos jantares temos que preparar, solicitamos a todos que façam a sua inscrição e escolha do prato principal no google forms cujo link se indica abaixo:
https://forms.gle/aRTNQAXaVBrv25EZ6
O pagamento deve ser feito nas lojas escolares da ESSS ou da EBSJB, antes do dia 18 de dezembro, ou no próprio dia, em dinheiro, à entrada para o jantar, sempre depois da inscrição no google forms.
A TODOS UM BOM NATAL!
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VER ABAIXO O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DO DIA 20/12/2023
NOTÍCIA ATUALIZADA EM 12/12/2023.
Por não ter sido entregue nenhuma lista até ao fim do prazo, nem de pais, nem de alunos, foi prorrogado o prazo de entrega de listas até às 17h00 do dia 14 de dezembro de 2023, na receção da Escola Secundária Sebastião e Silva. As eleições passaram para o dia 20 de dezembro de 2023, último dia de aulas antes do Natal, mantendo-se os mesmos horários de funcionamento das urnas.
Nos termos dos artigos 14.º e 15.º do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, que alterou e republicou o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, está aberto o processo eleitoral para a escolha dos representantes dos pais/encarregados de educação e dos alunos no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, no biénio de 2023-2025.
A data limite para a apresentação de listas é, de acordo com o calendário do processo eleitoral, o dia 7 de dezembro.
Só se podem candidatar alunos maiores de 16 anos, mas podem votar todos os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva.
As listas dos alunos devem ter dois candidatos a efetivos e dois suplentes. Os votos são convertidos em mandatos pelo método de Hondt, tal como acontece com os representantes dos professores e dos profissionais não docentes.
DOCUMENTOS
Calendários eleitorais
Alunos
Pais/Enc. de Educação
Convocatórias das Assembleias Eleitorais
Alunos
Pais/Enc. de Educação
Impressos de candidatura
Alunos
Pais/Enc. de Educação
RESULTADO DAS ELEIÇÕES
- Foram eleitas representantes dos alunos no Conselho Geral as alunas Rita Ferrão Baptista Fernandes, do 12º D, e Núria da Costa, do 11º J.
- Foram eleitos representantes dos pais no Conselho Geral: Luís Ribeiro da Fonseca; Ana Ribes; Augusto Gil Pascoal; Maria do Céu Gomes e Pedro Almeida Ribeiro.
AOS ELEITOS, OS NOSSOS PARABÉNS!
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Hoje, dia 08 de novembro de 2023, realizou-se a 2ª volta para a eleição dos corpos sociais da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva. Disputaram esta 2ª volta duas listas: a P e a T. Ganhou a Lista T para os três órgãos sociais (Mesa da Assembleia, Direção e Conselho Fiscal).
Está de parabéns a lista T, porque ganhou; estão de parabéns as duas listas, porque ambas colocaram à disposição dos colegas as suas melhores ideias para os representar na Associação de Estudantes. A campanha eleitoral e as eleições, que decorreram muito ordeiramente em duas voltas, constituíram momentos alegres, com muito movimento, de vivência democrática na escola.
Resultados da votação nesta segunda volta
Percentagem de votantes: 50,3% (votaram 678 de 1346 alunos eleitores).
Mesa da Assembleia
Votos na Lista P: 316
Votos na Lista T: 349
Votos em branco: 3
Votos nulos: 5
Lista vencedora: Lista T
Direção
Votos na Lista P: 311
Votos na Lista T: 356
Votos em branco: 3
Votos nulos: 6
Lista vencedora: Lista T
Conselho Fiscal
Votos na Lista P: 315
Votos na Lista T: 348
Votos em branco: 5
Votos nulos: 9
Lista vencedora: Lista T
A presidente da direção eleita é Maria Laura Rodrigues, aluna do 12º I.
Os nossos parabéns aos candidatos das duas listas e votos de muito sucesso aos vencedores!
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LISTAS VENCEDORAS
Lista T concorrente à Mesa da Assembleia Geral
Lista T concorrente à Direção
Lista T concorrente ao Conselho Fiscal
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NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 7H20 DO DIA 19-10-2023.
De acordo com o IPMA, na quinta-feira, dia 19-10-2023, vai haver chuva forte, vento, risco de cheias e inundações e engarrafamentos.
Por este motivo, foram suspensas, neste dia, as aulas no estabelecimento prisional de Caxias.
Vamos acompanhar a situação meteorológica durante a noite. Caso a decisão seja também de suspender as atividdes letivas nas escolas do Agrupamento, avisaremos aqui no site.
Dado que durante a noite e até ao momento não se verificou anomalia de maior no estado do tempo em Oeiras, as aulas mantêm-se como programado nas cinco escolas do Agrupamento.
Desejamos a todos um bom dia!
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ATUALIZADA EM 06-11-2023.
Percentagem de votantes abaixo dos 50%. Vai haver 2ª volta no dia 08-11-2023, conforme calendário eleitoral previamente definido.
Nesta 1ª Volta, votaram apenas 39,2% dos eleitores. Assim, de acordo com o número 1 do artigo 175º do Código Civil, terá de haver uma 2ª volta. Nesta 2ª Volta, independentemente do número de eleitores que vierem a votar, vence, para cada órgão, a lista que recolher maior número de votos. Como só houve 2 listas, a 2ª volta será disputada entre estas 2 listas. Se tivesse havido mais de 2 listas, à 2ª Volta concorreriam apenas as 2 mais votadas.
A 2ª Volta, tal como previsto no calendário eleitoral, realizar-se-á quarta-feira, dia 8 de novembro de 2023.
Nesta 1ª Volta, apuraram-se os seguintes resultados:
Para a Mesa da Assembleia,
Votos na Lista P: 250;
Votos na Lista T: 270;
Votos em branco: 3;
Votos nulos: 10.
Para a Direção,
Votos na Lista P: 251;
Votos na Lista T: 269;
Votos em branco: 3;
Votos nulos: 7.
Para o Conselho Fiscal
Votos na Lista P: 248;
Votos na Lista T: 340;
Votos em branco: 2;
Votos nulos: 14.
A contagem dos votos foi feita pela mesa eleitoral, na presença de representantes de ambas as listas.
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ATUALIZADA EM 27-10-2023, com a divulgação das duas listas concorrentes: a P e a T.
Veja abaixo as 2 listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal.
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Dado que a Direção da Associação de Estudantes cessante não desencadeou, como preveem os Estatutos, o processo eleitoral para a escolha dos novos corpos sociais, antes de terminar o mandato, e uma vez que há alunos que manifestaram o seu interesse em se candidatar, a Diretora do Agrupamento, ciente de que é bom para a Escola haver uma Associação representativa dos Estudantes em atividade, decidiu, ouvidos alguns alunos interessados em concorrer, pôr em marcha o processo eleitoral de acordo com o seguinte calendário:
1. Entrega das listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção da Associação e ao Conselho Fiscal, até às 17h00 do dia 25 de outubro de 2023 (quarta-feira), na receção da Escola. As listas devem ser apresentadas em impressos normalizados, extraídos dos links constantes no final desta notícias.
Notas:
De acordo com os estatutos da Associação de Estudantes da ESSS,
- As listas para a Mesa da Assembleia Geral, para a Direção e para o Conselho Fiscal são independentes.
- A Mesa da Assembleia Geral é constituída por 1 presidente e 2 secretários, num total de 3 elementos.
- A Direção é constituída por 1 presidente, 1 vice-presidente, 1 secretário-geral, 1 secretário, 1 tesoureiro e 9 vogais, num total de 14 elementos.O Conselho Fiscal é constituído por 1 presidente, 1 secretário e 1 relator, num total de 3 elementos.
- De acordo com o ponto 5 do Artigo 8º da Lei nº 51/2012, de 5 de setembro, não podem ser eleitos alunos a quem tenha sido aplicada, nos últimos 2 anos, medida disciplinar sancionatória de suspensão ou superior ou tenham, nos últimos 2 anos letivos, sido excluídos da frequência em qualquer disciplina por excesso de faltas.
2. Afixação das listas concorrentes a cada um dos três órgãos e sua divulgação no site do Agrupamento: até às 17h00 do dia 26 de outubro de 2023 (quinta-feira).
3. Dia 27 de outubro (sexta-feira), às 14h30, Reunião da diretora com os representantes de cada lista para acerto da campanha eleitoral.
4. Campanha eleitoral: dias 30, 31 de outubro e 2 de novembro de 2023. Dia 2 de novembro, até às 20h00, as listas devem limpar e levantar tudo o que usaram na campanha.
5. 1ª volta das eleições: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 06 de novembro de 2023, segunda‑feira. Ganha, para cada órgão, a lista que obtiver maior número de votos, desde que votem, pelo menos, 50% mais um dos alunos inscritos nos cadernos eleitorais (Art.º 175.º, parágrafo 1º, do Código Civil).
6. 2ª Volta, se houver necessidade: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 08 de novembro de 2023, quarta-feira. A haver segunda volta, serão admitidas, para cada órgão, apenas as duas listas mais votadas na 1ª volta. Para cada órgão, ganha a lista que obtiver maior número de votos, independentemente do número de votantes.
DOCUMENTOS
AVISO de abertura do processo eleitoral
Impresso para candidatura à direção
Impresso para candidatura ao conselho fiscal
Impresso para candidatura à mesa da assembleia
LISTAS CONCORRENTES
Lista P concorrente à Mesa da Assembleia Geral
Lista P concorrente à Direção
Lista P concorrente ao Conselho Fiscal
Lista T concorrente à Mesa da Assembleia Geral
Lista T concorrente à Direção
Lista T concorrente ao Conselho Fiscal
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ATUALIZADA EM 8-10-2023. Três alunos do 10º ano (Levi Gomes, Luis Souza e Tiago Sousa) e duas alunas do 12º (Filipa Cheng e Rita Fernandes), todos do Clube Ciência Viva da Escola Secundária Sebastião e Silva, dedicaram o seu fim de semana a responder a um desafio do Pavilhão do Conhecimento: participar no Hackathon 'Observação da Terra', que se realiza das 10h00 do dia 7 às 13 horas do dia 8 de outubro de 2023, num período de 27 horas ininterruptas.
A palavra hackathon resulta da combinação das palavras hacker, que significa ‘programador inteligente’, e marathon, um evento marcado pela sua resistência e durabilidade.
Neste evento, o grupo, no dia 7, de manhã, aprendeu, com especialistas e profissionais, como se observa a Terra, do espaço, com o objetivo de minimizar os efeitos devastadores de um tsunami na zona ribeirinha de Lisboa. Ouviram, com muita atenção, Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; António Franco, da Agência Espacial Portuguesa; Giuseppe Cornaglia, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Miguel Inácio, do Projeto ReSist da Câmara Municipal de Lisboa.
Antes do almoço, receberam uma missão para concretizar até às 10h50 de domingo, dia 8 de outubro: delimitar as prováveis zonas abrangidas na bacia de Lisboa por um tsunami resultante de um sismo do mesmo grau e com a mesma origem do que afetou Lisboa em 1755.
Para os trabalhos, que vão estender-se ininterruptamente por toda a tarde, noite e manhã, as equipas contam com o apoio dos especialistas e profissionais que os iniciaram nesta aventura.
Das 11h00 às 13h00 de domingo, dia 8 de outubro, no Auditório Mariano Gago, cada equipa dispõe de 10 minutos para apresentar o seu trabalho, podendo recorrer a um máximo de 10 slides.
São 19h30. A equipa dos nossos alunos janta e trabalha. Trabalha e janta: num verdadeiro “jantar de trabalho”.
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ALGUMAS FOTOS DO EVENTO
Depois de uma noite sem dormir, o ensaio para a apresentação do trabalho.
Missão cumprida, com a apresentação do trabalho no Auditório José Mariano Gago, por volta das 12 horas de domingo, dia 8-10-2023.
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Como foi antes publicitado, realizou-se na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento, o 1º arraial do ano letivo de 2023/2024.
Pretendeu-se com este arraial um são convívio entre pais, alunos dos diversos níveis de ensino, profissionais do agrupamento e outros membros da nossa comunidade educativa. Neste início de ano letivo, pudemo-nos conhecer todos um pouco melhor, partilhar expectativas e vontades, ouvindo ou dançando ao som de música ao vivo animada e ininterrupta ao longo de mais de três horas e meia, saboreando pipocas, caldo verde, bifanas, cachorros, gelados artesanais de excelente qualidade ou saltando nos insufláveis, se menores de 12 anos.
A música ao vivo, animada, variada, com ritmo e ininterrupta, sem repetições, esteve a cargo do Quarteto Nelson Pisco, de Santarém, no qual canta e toca o pai da nossa professora de Latim Fernanda Azoia.
Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre alunos, pais, profissionais e ex-profissionais do Agrupamento e, ainda, responsáveis do Departamento de Educação do município de Oeiras.
Estamos gratos a todos os que participaram, mas muito especialmente aos professores e funcionárias que tornaram, nos arranjos, decorações e confeção dos alimentos, possível este convívio, que queremos repetir.
Algumas fotos do ARRAIAL:
Depois de muito trabalho na retaguarda, tudo pronto para começar.
Quarteto Nelson Pisco
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No dia 14 de setembro de 2023, recomeçam as atividades escolares.
Esperando que os nossos profissionais e alunos tenham tido umas férias revigorantes desejamos a todos um BOM NOVO ANO LETIVO!
No dia 14 de setembro, nas salas e horários abaixo indicados, vai haver reuniões de boas-vindas das educadoras, dos professores titulares (1º ciclo) e dos DTs com os pais/encarregados de educação das crianças do pré-escolar e dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, nas escolas que vão frequentar.
Nos dias 14 e 15 de setembro, nas salas e horários abaixo indicados, vão realizar-se sessões de acolhimento e boas-vindas a todas as crianças e alunos nas escolas que vão frequentar. Estas sessões são presididas pelas educadoras (pré-escolar), pelos professores titulares de turma (1º Ciclo) e pelos Diretores de Turma (2º, 3º ciclos e secundário).
Para saber a que turma pertencem os seus educandos e para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, os encarregados de educação devem consultar a aplicação INOVAR_Consulta, usando, para tal, o número de processo do aluno no INOVAR e a password respetiva.
Quem nunca entrou no INOVAR_Consulta, por ser a primeira vez que está no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, deve proceder da seguinte forma: na aplicação INOVAR_Consulta, em login, deve colocar o número do processo e, em senha, deve colocar o número do documento de identificação do aluno que usou na matrícula (se usou o cartão de cidadão deve colocar todos os carateres, sem espaços entre eles, incluindo os últimos quatro). Antes de sair da aplicação, deve alterar a senha.
Calendário do arranque do ano letivo 2023-2024
Receção dos alunos da ESSS
Receção dos alunos da EBSJB
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Cinco alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva estão a participar, com um projeto inovador, que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável, no Ars Electronica Festival, que decorre de 6 a 10 de setembro de 2023, em Linz, na Áustria.





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No arranque deste novo ano letivo, com o propósito de proporcionar momentos de convívio e cumplicidade entre pais, alunos e profissionais, o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra vai realizar um ARRAIAL, na escola sede (Escola Secundária Sebastião e Silva), junto ao refeitório, no dia 15 de setembro de 2023, a começar às 17h30.
Estão convidados todos os pais e alunos das cinco escolas do Agrupamento, bem como todos os profissionais (professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais).
Vai haver animação, música ao vivo, insufláveis, pipocas, bifanas, caldo verde, chouriço, gelados, bebidas variadas, etc., etc.
A entrada é livre, mas agradece-se a quem pensa vir que, para uma previsão das presenças, faça a sua incrição no link VOU ESTAR PRESENTE.