Realizaram-se ontem, dia 23 de outubro de 2025, as eleições para escolha dos representantes dos pais e dos alunos no Conselho Geral.

A lista apresentada pelas associações de pais recebeu 17 votos a favor e um voto em branco.

A lista dos alunos, única lista que se candidatou, recebeu, de um universo de 866 eleitores, 141 votos: 130 votos a favor, 7 votos em branco e 4 votos nulos.

A todos os eleitos, os nossos parabéns e votos de bom trabalho no Conselho Geral. 

 

 ««VOLTAR

A pedido da senhora Presidente do Conselho Geral, informa-se que foram superiormente esclarecidas as dúvidas que foram colocadas e na sequência das quais foram adiadas as eleições para escolha dos representantes dos pais e dos alunos no Conselho Geral.

Assim, esclarece-se que para a eleição dos representantes dos pais são elegíveis e eleitores os pais ou os encarregados de educação dos alunos, sendo que, por cada aluno, só pode haver um candidato e um eleitor.

Para a eleiçlão dos representantes dos alunos só são elegíveis alunos maiores de 16 anos, mas podem votar todos os alunpos do ensino secundário, à semelhança do que tem acontecido em eleições anteriores.

AS ELEIÇÕES REALIZAM-SE NO PRÓXIMO DIA 23 DE OUTUBRO, QUNTA-FEIRA, EM URNAS A COLOCAR À ENTRADA DA ESSS.

HORÁRIOS

Eleição dos alunos - das 10h00 às 16h00;
Eleição dos pais/encarregados de educação: das 17h00 às 21h00 (alínea d) do número 3 do artigo 3º do Regulamento Interno)

 

««VOLTAR

 

 

Por terem sido levantadas dúvidas sobre o processo eleitoral, para as quais se aguarda esclarecimentos superiores, a pedido da senhora presidente do Conselho Geral, informa-se que as eleições para escolha dos representantes dos alunos e dos pais/encarregados de educação no Conselho Geral não se realizam amanhã, dia 16 de outubro de 2025, como estava previsto. Depois de esclarecidas as dúvidas e estarem criadas as condições, será publicada a nova data, que se espera ser o mais brevemente possível.

 

««VOLTAR

 

Devido a um corte de água que nos foi comunicado pelos SIMAS, durante o dia de amanhã, terça‑feira, 14 de outubro, vemo-nos obrigados a encerrar as escolas Básica de São Julião da Barra e Secundária Sebastião e Silva durante todo o dia.

O corte da água nas ruas por onde é feito o fornecimento a estas duas escolas relaciona‑se com a modernização da rede de abastecimento público dos SIMAS.

Contando com a v/ compreensão, desejo a todos uma boa semana de trabalho e um bom aproveitamento do dia de inesperado encerramento das escolas.

A diretora,

Hermínia Poejo

 

««VOLTAR

Terminado o prazo para apresentação das listas para escolha dos representantes dos Pais/Encarregados de Educação e dos alunos no Conselho Geral e verificada a sua conformidade legal, a pedido da senhora Presidente do Conselho Geral, publicam-se abaixo, com os dados pessoais ocultados,

Lista dos Pais/Encarregados de educação
Lista A dos alunos

Os representantes dos pais e encarregados de educação são eleitos por todos os encarregados de educação do Agrupamento, sob proposta das respetivas organizações representativas (Associações de Pais do Agrupamento). A lista tem 5 candidatos efetivos e 5 suplentes, propostos pelas 5 Associações de Pais existentes no Agrupamento. A eleição realiza-se no próximo dia 16 de outubros.

Os alunos apresentam listas de dois efetivos e de dois suplentes e são eleitos pelo método de Hondt. Para esta eleição, foi apenas entregue uma lista: a Lista A. As eleições são também no próximo dia 16 de outubro.

 

««VOLTAR

 

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras torna público que se encontram abertas, até ao dia  6 de outubro de 2025, as candidaturas à eleição dos representantes dos Pais/Encarregados de Educação e dos alunos no Conselho Geral.

Os representantes do Pais/Encarregados de Educação são eleitos em lista única, constituída por cinco efetivos e cinco suplentes indicados pelas cinco Associações de Pais do Agrupamento (cada associação indica um efetivo e um suplente). Cada Associação deve entregar nos serviços administrativos da escola sede, até ao dia 6 de outubro de 2025, no horário normal de expediente, a identificação do seu candidato efetivo e do suplente.

Os representantes dos alunos são escolhidos pelo método de Hondt de acordo com o número de votos recolhidos por cada lista apresentada a eleições.

As listas dos alunos devem ser entregues nos serviços administrativos da escola sede, no horário normal de expediente, até ao dia 6 de outubro de 2025, em impresso próprio, levantado na receção da escola sede ou retirado do link abaixo indicado, devida e completamente preenchido. Não podem candidatar-se alunos menores de 16 anos (nº 6 do artigo 12º do Dec.-Lei nº 75/2008, na redação dada pelo Dec.-Lei nº 137/2012), nem alunos que tenham sido excluídos da frequência a uma ou mais disciplinas ou retidos, por excesso de faltas injustificadas, nos últimos dois anos escolares, ou aos quais tenha sido aplicada, no mesmo período, medida disciplinar superior a repreensão registada.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Entrega de listas nos serviços administrativos: até 6 de outubro de 2025;
Afixação das listas: dia 7 de outubro de 2025;
Eleições: dia 16 de outubro de 2025;
Afixação dos resultados: dia 16 de outubro de 2025.
    

IMPRESSOS
Para apresentação de listas de alunos
Para apresentação da proposta de lista dos candidatos a representantes dos pais/encarregados de educação

 

««VOLTAR

 

O horário de atendimento na secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva é o seguinte:

2ª a 5ª feira - das 09h00 às 15h00

Apresenta-se aqui a lista do material escolar aconselhado aos alunos do 1º ano de escolaridade do nosso agrupamento de escolas.

Lembra-se que, por força do estabelecido no ANEXO IV ao Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Sáo Julião da Barra, aprovado pelo Conselho Geral em 30 de julho de 2025, passou a ser obrigatória a utilização da t-shirt normalizada do Agrupamento nas aulas de educação física. Este equipamento pode ser adquirido nas lojas escolares do Agrupamento.

Veja aqui a lista do referido material escolar .

Bom ano letivo para toda a comunidade escolar!

««VOLTAR

MUITO IMPORTANTE. MUITA ATENÇÂO.

Com votos de um bom ano letivo para toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, publicamos aqui as atividades programadas que podem interessar a alunos e a encarregados de educação. Nestas atividades incluem-se reuniões dos diretores de turma com os respetivos encarregados de educação, receções aos alunos e calendário escolar de 2025/2026, entre outras informações importantes.

Síntese do calendário do arranque, com atividades marcadas de 9 a 12 de setembro de 2025

Reuniões do diretores de turma com os encarregados de educação dos alunos dos 5º, 6º e 7º anos (11 de setembro) - Horas e Salas

Reuniões dos diretores de turma com os encarregados de educação dos alunos do 8º ano (11 de setembro) - Horas e Salas

Receção aos alunos da Escola Básica de São Julião da Barra (12 de setembro) - Horas e Salas

Receção aos alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva (11 de setembro) - Horas e Salas

Calendário Escolar do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, para o ano letivo de 2025/2026 .

 

««Voltar

No âmbito da gratuitidade e da política de reutilização dos Manuais Escolares, informa-se que os manuais escolares reutilizáveis constantes nos vouchers de cada aluno, para o ano letivo 2025/2026, serão disponibilizados e entregues pelo Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, na Sala de Estudo da Escola Secundária Sebastião e Silva, respeitando a seguinte calendarização:

Está em... Início Notícias