- Detalhes
- Visitas: 31
Os resultados da 2ª Fase dos exames nacionais e das provas nacionais do 9º ano e ainda os resultados das reapreciações dos exames da 1ª Fase podem ser consultados no INOVAR_Consulta a partir de hoje, 7 de agosto de 2026.
As pautas da 2ª Fase dos exames do ensino secundário foram afixadas ontem na Escola Secundária Na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e puderam ser consultadas durante todo o dia de hoje.
As pautas com os resultados das reapreciações da 1ª Fase e com as classificações das provas nacionais do 9º ano de 2ª Fase podem ser consultadas na ESSS a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto de 2026.
- Detalhes
- Visitas: 3342
Publicamos aqui as listas de candidatos colocados nos 5º, 7º e 10º anos para 2026-2027.
Para proteger dados pessoais, as listas são publicadas, não com os nomes dos candidatos, mas com os números dos pedidos de matrícula.
Os encarregados de educação dos alunos colocados pela primeira vez no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra devem, de 31 de julho a 6 de agosto, das 9h00 às 16h30, entregar na secretaria da escola sede (Escola Secundária Sebastião e Silva) um kit de matrícula, a adquirir na loja escolar, devidamente preenchido e assinado, confirmando assim a aceitação da colocação.
Caso não seja possível fazê-lo no período indicado, devem, até 6 de agosto de 2026, declarar que aceitam a colocação e que vão preencher a vaga, através do e-mail secretaria.alunos@
Os encarregados de educação dos alunos agora colocados e que pertenceram a escolas deste Agrupamento no ano letivo de 2025/2026, uma vez que já temos o seu processo individual constituído, deverão proceder à entrega do Kit de Matrícula aos respetivos Diretores de Turma, logo no início do ano letivo.
LISTAS DE COLOCAÇÕES
5º ano, na Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras
7º ano, na Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras
10º ano, na Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
Curso de Ciências e Tecnologias
Curso de Línguas e Humanidades
Curso de Ciências Socioeconómicas
Curso de Artes Visuais
- Detalhes
- Visitas: 1500
Época Extraordinária de Exames Nacionais e Calendário da Época Especial
Na sequência da publicação do Despacho Normativo n.º 8-B/2026 (ponto 1 do Artigo 2.º), foi criada uma época extraordinária de exames finais nacionais do ensino secundário, de caráter excecional, destinada aos alunos que reuniam condições para realizar exames na 2.ª fase, independentemente de os terem realizado ou não. Esta medida visa garantir que nenhum aluno seja prejudicado pelas dificuldades técnicas verificadas na divulgação das classificações da 1.ª fase dos exames nacionais.
Inscrições:
As inscrições para a época extraordinária decorrem entre os dias 27 e 31 de julho de 2026, sendo efetuadas exclusivamente online - plataforma PIEPE - https://jnepiepe.dge.mec.pt/
Realização dos exames:
Os exames da época extraordinária e da época especial do ensino secundário realizam-se nos seguintes dias:
- 3 de setembro de 2026 (quinta-feira)
- 4 de setembro de 2026 (sexta-feira)
- 7 de setembro de 2026 (segunda-feira)
- 8 de setembro de 2026 (terça-feira)
A componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e de Português Lingua Não Materna (PLNM) decorre entre 2 e 8 de setembro de 2026. As pautas serão afixadas no dia 16 de setembro de 2026.
Provas finais do Ensino Básico – Época Especial
As provas finais da época especial do 9.o ano realizam-se nas seguintes datas:
- 3 de setembro de 2026 – Português
- 7 de setembro de 2026 – Matemática
As pautas serão afixadas no dia 9 de setembro de 2026.
Informação importante
A classificação obtida na época extraordinária do ensino secundário produz os mesmos efeitos da classificação obtida na 2.ª fase. Nos casos em que o aluno realize o mesmo exame na 2.ª fase e na época extraordinária, será considerada a melhor das classificações obtidas.
- Detalhes
- Visitas: 2513
ATUALIZAÇÃO EM 31 DE JULHO DE 2026: PUBLICAÇÃO INFRA DO PROJETO DE LISTA DE ORDENAÇÃO FINAL, APÓS REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA AOS PRIMEIROS 10 CANDIDADTOS MAIS CLASSIFICADOS NA LISTA DO 1º MÉTODO (Nº 19 do AVISO DE ABERTURA DO PROCEDIMENTO CONCURSAL) - O projeto de lista está em audiência prévia até ao dia 14/8/2026 (10 dias úteis).
Ao procedimento concursal comum que o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras abriu para contratação de 2 psicólogos, através do Aviso (extrato) nº 14612/2026/2 publicado no Diário da República nº 113, 2ª série, em 15-06-2026, responderam 63 candidatos.
Publicamos aqui a lista, ordenada alfabeticamente, dos 63 candidatos, com as respetivas classificações do primeiro método de seleção e, ainda, a indicação dos candidatos que se encontram excluídos.
A partir de amanhã, dia 24 de julho de 2026, e durante 10 dias úteis, ou seja, até ao dia 6 de agosto próximo, decorre o período de audiência prévia. Durante este período, exclusiva e obrigatoriamente através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., os candidatos podem reclamar ou pedir esclarecimentos ao júri.
Para reclamar ou pedir esclarecimentos, os candidatos devem, dentro do prazo de audiência prévia e para o endereço eletrónico referidos, utilizar o impresso abaixo indicado.
Lista de Ordenação Final, após entrevistas, em audiência prévia até 14 de agosto de 2026
- Detalhes
- Visitas: 4514
NOTÍCIA ATUALIZADA EM 18 DE JULHO DE 2026
Hoje, sábado, dia 18 de julho de 2026, por volta das 13h00, foram afixadas as novas pautas de Português e de Literatura Portuguesa que se aguardavam e já sem a anotação "suspensa" que ocupava alguns espaços onde deveriam ter sido registadas as classificações em falta. Ou seja, com a publicação de novas pautas destas duas disciplinas, ficou completo, na Escola Secundária Sebastião e Silva, o processo de divulgação das classificações dos exames do ensino secundário. Para consulta das pautas, a escola esteve hoje aberta novamente até às 15 horas.
As classificações dos exames podem também ser conhecidas no INOVAR_Consulta, nos separadores "Habilitações" e/ou "Avaliação Global".
NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 22H30 DO DIA 17/07/2026
As pautas com os resultados dos exames dos 11º e 12º anos foram afixadas na Escola Secundária Sebastião e Silva por volta das 22h00 de hoje, 17 de julho de 2026. A escola vai estar aberta, hoje, para consulta das pautas, até às 24h00. Amanhã, sábado, dia 18 de julho de 2026, volta a abrir, para consulta das pautas, das 11h00 às 13h00.
As classificações que contam para o currículo interno dos alunos podem também ser consultadas no INOVAR, logo que seja possível descarregá-las nesta plataforma. Até ao momento, devido ao grande número de ficheiros que estão a ser descarregados, de todo o país, ainda não foi possível. O Agrupamento continua a tentar.
As classificações que contam exclusivamente para acesso ao ensino superior não entram no INOVAR e só podem ser consultadas nas pautas afixadas na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento.
As classificações da disciplina de Literatura Portuguesa e mais algumas, poucas, de outras disciplinas não foram ainda atribuídas, por erros que ainda estão a ser corrigidos, aparecendo, no lugar da classificação, a anotação "suspensa". Esperamos a todo o momento a superação do erro e a publicação das classificações em falta.
Os alunos podem fazer a inscrição para a 2ª Fase dos exames até segunda-feira, dia 20 de julho de 2026, às 16h00.
Agradecemos aos pais e alunos, que tão pacientemente esperaram pela afixação das pautas, a sua compreensão e elogios que fizeram à escola e aos seus profissionais. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO.
NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 17h30 do dia 17/07/2026
O EduQA acaba de informar as escolas que os resultados das Provas Nacionais do 9º Ano não vão poder ser divulgados no dia de hoje.
______________________________
O Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras vai disponibilizar a todos os alunos, se maiores de idade, ou pais/encarregados de educação (EE) as provas digitalizadas e as respetivas classificações, sem necessidade de qualquer requerimento para o efeito, usando o email disponível no Inovar_Alunos e/ou na PIEPE.
Solicitamos o favor de verificarem as caixas de entrada dos vossos e-mails referidos e também as caixas de spam.
Caso não tenham recebido nada até ao dia 21 de julho de 2026 ou detetem alguma anomalia nos documentos recebidos, devem enviar um email expondo a situação para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Esperamos que o esforço para a modernização dos procedimentos administrativos e o acesso das comunidades escolares à informação não tenha sido em vão. Os procedimentos de modernização, à semelhança das obras que fazemos nas nossas casas, têm sempre custos imprevistos. Às vezes, só passando pelas obras é que aprendemos que poderíamos ter feito melhor, evitando constrangimentos imprevistos. Mas, no fim, concluímos que valeu a pena. Esperamos também concluir, no fim, que este esforço valeu a pena, ainda para o presente, mas sobretudo para o futuro.
Agradecemos ao nosso Secretariado de Exames e a todos os professores do nosso Agrupamento que estiveram sempre na primeira linha para que tudo corresse o melhor possível, evidenciando o seu profissionalismo e amor aos alunos que são quem nos prende à profissão e às escolas.
Logo que tenhamos acesso aos resultados, o que deve ocorrer durante o dia de hoje, 17/07/2026, imprimiremos e afixaremos as pautas.
Para a sua consulta, a Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, vai estar hoje, dia 17/07/2026, sexta-feira, aberta até às 22h00.
- Detalhes
- Visitas: 9620
Abaixo, podem ser consultadas as listas dos candidatos ao pré-escolar e ao 1º ano que obtiveram colocação nas escolas do Agrupamento de São Julião da Barra, Oeiras, para o ano letivo de 2026/2027.
Por uma questão de proteção de dados pessoais, nas listas, os candidatos colocados não aparecem identificados pelo nome, mas pelo número de matrícula que é do conhecimento dos respetivos encarregados de educação.
Os encarregados de educação das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1º ano colocados pela primeira vez no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra devem adquirir um kit de matrícula na loja escolar da escola sede (Escola Secundária Sebastião e Silva), preencher e assinar os documentos e entregá-los na secretaria até ao dia 17 de julho de 2026, confirmando, assim, a aceitação das colocações.
Os encarregados de educação das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1º ano que já pertenceram a escolas do Agrupamento no ano de 2025/2026 não precisam de entregar o kit, pois o Agrupamento já tem o seu processo individual constituído. Deverão, logo no início do ano letivo, proceder à atualização de alguns documentos, com as respetivas educadoras ou professores titulares.
LISTAS DE COLOCAÇÕES
Escola Básica Conde de Ferreira, Oeiras
Lista de candidatos colocados no 1º Ano de escolaridade
Escola Básica Gomes Freire de Andrade, Oeiras
Lista de candidatos colocados no pré-escolar
Lista de candidatos colocados no 1º Ano de escolaridade
Escola Básica Manuel Beça Múrias, Oeiras
Lista de candidatos colocados no pré-escolar
Lista de candidatos colocados no 1º Ano de escolaridade
- Detalhes
- Visitas: 3679
Os alunos do 11º ano do curso de Ciências Socioeconómicas partilharam os seus conhecimentos com os colegas do 9º ano. Deslocaram-se às turmas e deram aulas. Partilharam o que aprenderam e descobriram nas investigações que fizeram para os trabalhos de Economia e os colegas do 9º ano, mais novos, ouviram-nos com interesse e muita atenção. Tudo isto aconteceu no âmbito de "O Projeto de Literacia Financeira vai às turmas do 9ºano da ESSS".
Parabéns aos alunos do 11º ano e ao professor Paulo Ribeiro, seu professor de Economia, e aos restantes professores que colaboraram e tornaram possível a concretização deste projeto.
O que é, afinal, a literacia financeira? De uma forma simples, é a capacidade de compreender e utilizar conceitos financeiros no dia-a-dia — desde gerir um orçamento até obter um empréstimo bancário para comprar um carro ou uma casa.
Foi imbuído no espirito de dotar a nossa comunidade escolar de melhores conhecimentos nesta área que, no âmbito da disciplina de Economia A, do 11ºano, foi desenvolvido, ao longo do 2º semestre letivo, o Projeto de Literacia Financeira. Esta atividade foi implementada nas 3 turmas de Ciências Socioeconómicas do 11ºano e contou com a supervisão e dinamização do Prof. Paulo Ribeiro, em estreita ligação com os docentes que leccionaram a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nessas 3 turmas (11ºF, G e H).
O desenvolvimento do projeto materializou-se em três momentos distintos: num primeiro momento, em aula e também fora das aulas, os alunos efetuaram pesquisa tendo em conta a proposta de oito subtemas que emergiram do Referencial de Educação Financeira, dos quais se destacam, por exemplo, o orçamento familiar e gestão de despesas, seguros e suas particularidades, Crédito e responsabilidades e o funcionamento do sistema financeiro.
Num segundo momento, os grupos fizeram apresentações, nas aulas de Economia A, sobre a temática estudada. Na fase de conclusão do projeto, foi ainda realizado um último momento que culminou com a seleção dos melhores grupos que fizeram apresentações claras, interessantes e cativantes. Esta fase materializou-se na divulgação dessas mesmas apresentações junto de algumas turmas do 9º ano, momento este que se desenvolveu na última semana de aulas, como poderemos testemunhar nos registos de imagem que aqui se partilham.
A receptividade das turmas onde foi possível apresentar este trabalho foi bastante notória, tendo os alunos manifestado muito interesse nas temáticas abordadas, o que contribuirá, certamente, para melhorar o bem-estar financeiro dos nossos alunos e viabilizar a participação destes na vida económica em sociedade.
Com as devidas autorizações recolhidas, deixamos aqui algumas fotos da ida dos alunos do 11º a aulas dos alunos do 9º ano:







- Detalhes
- Visitas: 3337
Encontra-se aberto um procedimento concursal comum para preenchimento de dois postos de trabalho no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na carreira/categoria de técnico superior – psicólogo.
O AVISO da abertura do procedimento (extrato) foi hoje, dia 15/06/2026, publicado no Diário da República.
As candidaturas podem ser apresentadas por um período de 10 dias úteis, a contar de amanhã, primeiro dia útil seguinte ao da publicação.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
AVISO (extrato) publicado no Diário da República, 2ª Série, em 15/06/2026
AVISO COMPLETO
ATA Nº 1 do Júri
_______________________________________________________________________
As candidaturas são formalizadas na plataforma
SIGRHE
Período de candidaturas: de 17/06/2026 a 30/06/2026 (inclusive).
O direito de participação (audiência dos interessados) deve ser efetuado através do preenchimento do formulário de utilização obrigatória, abaixo disponibilizado, que deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Formulário para audiência dos interessados
Este mesmo e-mail deve ser o único a ser usado para qualquer outro assunto relacionado com o procedimento concursal, designadamente, pedidos de informação ou outros.
Código da oferta na Bolsa de Emprego Público: OE202606/0940
- Detalhes
- Visitas: 5225
As candidaturas a subsídios da Ação Social Escolar para o ano letivo de 2026/2027 devem ser submetidas de 01 de junho a 31 de julho de 2026.
Para tal, os Encarregados de Educação devem entregar na Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, escola sede do Agrupamento, durante as horas normais de expediente, os seguintes documentos:
Continuar... Apresentação de candidaturas a subsídios ASE para 2026/2027
- Detalhes
- Visitas: 3898
A senhora diretora do Agrupamento e a senhora coordenadora da Escola convidam toda a comunidade educativa a visitar e a participar na inauguração da Exposição de Trabalhos de Educação Visual e de Educação Tecnológica dos alunos do 2º Ciclo (2025/2026), que vai ocorrer às 17:30 horas da próxima terça-feira, dia 26 de maio de 2026, na Escola Básica de São Julião da Barra.
Os alunos estão de parabéns pelos trabalhos realizados e os professores estão de parabéns pelo trabalho que realizaram com os alunos, o que os ajudou a adquirir conhecimentos e competências e a crescer. Visitar a exposição é apoiar os alunos no seu crescimento e reconhecer o empenho dos professores em prol da educação.
Exposição de trabalhos de 2016-2017














Notícias