São hoje afixadas na Escola Secundária Sebastião e Silva, sede do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e aqui também divulgadas, as listas das crianças e alunos, respetivamente, colocadas na educação pré-escolar e no 1º ano das escolas do Agrupamento.

Os candidatos foram seriados de acordo com os critérios estabelecidos na legislação e colocados nos JIs e nas escolas pela ordem das preferências declaradas e validadas no portal das matrículas.

Por uma questão de proteção de dados pessoais, as listas referem o número de matrícula automaticamente atribuído pelo portal das matrículas e não os nomes das crianças e alunos.

Os encarregados de educação DEVEM FAZER OBRIGATORIAMENTE A ACEITAÇÃO DA COLOCAÇÃO (ver abaixo AVISO sobre Matrículas, Renovações de Matrícula, Aceitação da colocação, Procedimentos e Prazos).

 

ATENÇÃO!

Candidaturas a apoios da Ação Social Escolar (ASE) - Procedimentos e prazos

 

AVISOS

Matrículas, Renovações de Matrícula, Aceitação da colocação, Procedimentos e Prazos -INFORMAÇÕES GERAIS
Matrículas e Renovações de matrícula para o 5º Ano em 2023/2024
Matrículas e Renovações de matrícula para o 7º Ano em 2023/2024
Matrículas e Renovações de matrícula para o 10º Ano em 2023/2024

 

LISTAS

Colocados no Pré-escolar da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Colocados no Pré-escolar da Escola Básica Manuel Beça Múrias

Colocados no 1º ano da Escola Básica Conde de Ferreira
Colocados no 1º ano da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Colocados no 1º ano da Escola Básica Manuel Beça Múrias

 

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Os formandos de todos os níveis de ensino dos Cursos de Cultura, Língua e Comunicação (CLC) e de Cidadania e Empregabilidade (CE) elaboraram, ao longo do ano letivo, trabalhos sobre várias temáticas: “Arbustos e árvores autóctones da nossa escola, entre outras espécies de Portugal" (alecrim, loureiro, medronheiro, murta, pinheiro manso, etc.); “Património Material/Imaterial de Portugal” e "Direitos Humanos", tendo os formandos sido também candidatos aos concursos "Postais de Natal 2022""Sardinhas 2023”.

No Curso de CLC, no âmbito do septuagésimo aniversário da Escola Secundária Sebastião e Silva, os formandos produziram trabalhos acerca da mesma e do seu patrono, bem como sobre a aprendizagem. " Línguas e Falares de Portugal e PALOP” foi o tema de outros trabalhos no seguimento do estudo de uma unidade do programa e a produção de textos “Se eu fosse uma sardinha...” surgiu da participação no concurso “Sardinhas 2023”.
Os alunos envolveram-se ativa e entusiasticamente na realização de todas as atividades, mas queremos realçar os concursos já referenciados em que os discentes criaram os postais de Natal e as sardinhas a partir de materiais reciclados no intuito de se preservar o Planeta.

Relativamente ao concurso “Postais de Natal”, o aluno Frederico Gomes do Curso de CLC do Ensino Secundário foi o Segundo Classificado em ex aequo com uma aluna do Estabelecimento Prisional de Tires.

Os trabalhos referidos estiveram expostos na ESSS, podendo ser observado o trabalho desenvolvido no EPC desde a Alfabetização ao Ensino Secundário.

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Nos dias 11 e 12 de junho, no âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, efetuaram-se algumas atividades para todos os níveis de ensino sobre o escritor. Não quisemos, por conseguinte, deixar de dar a conhecer/relembrar uma vida ímpar e uma obra eclética e riquíssima, merecedoras de serem partilhadas com os formandos.

Neste sentido, a docente de Cultura, Língua e Comunicação proferiu a comunicação “Vida e Obra de José Saramago”, procedeu-se ao visionamento do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, baseado no romance homónimo do autor, e à leitura e análise de excertos da sua obra. Para completar o evento,  expôs-se na biblioteca documentação sobre a vida e criação literária do escritor, bem como uma pequena brochura de excertos da sua obra elaborada pela docente. 

     
Os formandos participaram ativamente, tendo demonstrado bastante interesse e entusiasmo pelas diferentes atividades referentes ao Prémio Nobel da Literatura.

 

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No passado dia 7 de maio, a turma 12ºE da Escola Secundária Sebastião e Silva participou numa campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento.
A ação durou cerca de 4 horas e todos os elementos do grupo participaram de forma ativa e colaborativa. Escolhemos o voluntariado pois é algo que nos permite de facto agir de forma positiva na sociedade, evitando assim um mero trabalho expositivo que não teria a mesma significância.
De um modo geral, pensamos que o Banco Alimentar de Lisboa possui uma boa organização, o que permite uma reutilização dos materiais de maneira a evitar o desperdício e a poluição. Além disso, foi um momento de convívio no qual nos podemos aproximar, não só uns dos outros, mas também de outras pessoas que tinham o mesmo objetivo que nós. Na nossa opinião, o único ponto a aprimorar é a otimização de tempo com o objetivo de melhorar a produtividade por parte dos voluntários.
Consideramos que esta iniciativa foi bastante importante e benéfica para nós uma vez que, para além de estarmos a cumprir um dever cívico, quisemos contribuir para uma melhor qualidade de vida daqueles que mais necessitam. É também relevante salientar a forma como esta ação nos sensibilizou quanto a realidades diferentes das nossas. Desta forma, enquanto alunos, após uma reflexão, sentimo-nos gratos por não termos de enfrentar este tipo de adversidades. Em suma, o voluntariado é um ato de solidariedade que faz qualquer um sentir-se preenchido e realizado. Logo, aconselhamos vivamente a participação neste tipo de atividades. A educação cívica dos alunos leva à evolução do sentido comunitário da sociedade, reforçando assim a esperança na humanidade.
Texto da professora Raquel Teixeira


Foto: Turma 12ºE em ação de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome

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Durante as aulas de Ciências Naturais, os alunos do 8.º ano, estudaram a relação de parasitismo entre vespas e carvalhos, retiraram das zoocecídias os ovos de vespa, assistiram ao nascimento de vespas, produziram tinta ferrogálica, canetas de bambu, e, com estas fizeram arte. 

Levar os adolescentes a observar, a compreender e a maravilharem-se com a biodiversidade e a geodiversidade promove o apreço pelo objeto de estudo, o qual já fez de Sofia Gouveia, aluna do 8.º F, autora do artigo “Caminhamos sobre fósseis de Rudistas” e de duas comunicações que proferiu para as turmas 11ºA e 11ºD.

Os adolescentes que usufruem de ambientes escolares verdes – pátios ajardinados, jardins e parques arborizados – têm menores níveis de stresse, maior resiliência e concentração, melhor desempenho académico e social. Na Escola Secundária Sebastião e Silva (ESSS) os alunos dispõem de diversos espaços ricos em biodiversidade, como se pode aferir pelos vídeos infra da autoria da professora Francisca Carvalho, que está de parabéns pelo seu trabalho:

Video, youtube icon - Free download on Iconfinder Plantas da ESSS - Pátio das Tílias

Video, youtube icon - Free download on Iconfinder Plantas da ESSS - Arcadas

Video, youtube icon - Free download on Iconfinder
Plantas da ESSS - Pátio das Cerejeiras

Video, youtube icon - Free download on Iconfinder Plantas da ESSS - Scorpiurus sulcatus

Video, youtube icon - Free download on Iconfinder Plantas da ESSS - Orobanche


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No âmbito da comemoração do septuagésimo aniversário da Escola Secundária Sebastião e Silva, o grupo docente de Física e Química e os alunos do 12ºF têm o enorme gosto de convidar toda comunidade escolar a visitar os materiais que integram o interessante espólio do Núcleo Museológico desta Escola. A exposição dinamizada pelos professores Luísa Melo e Nuno Santos terá lugar hoje dia 01 de junho, pelas 18h30.



No passado dia 23 de maio, por iniciativa da docente de matemática Ana Lopes, a Escola Secundária Sebastião e Silva foi palco de uma palestra, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, sobre o projeto “Educar para o Direito”, com a participação da sua autora, Dr.ª Paula Varandas, advogada de profissão.

Face ao preocupante crescimento do fenómeno da delinquência juvenil e, consequentemente, ao aumento do número de jovens sujeitos a interrogatórios judiciais surgiu, há seis anos, o referido projeto que tem como destinatários os jovens dos 12 aos 21 anos. O objetivo central deste projeto é a divulgação, junto das escolas e institutos, das consequências das más condutas dos jovens e as implicações no seu futuro.

De forma eloquente, clara e muito assertiva a Dra. Paula Varandas elucidou a plateia sobre as matérias de natureza criminal em que podem incorrer os jovens dos 12 aos 21 anos, cativando mais de 100 alunos, dos 10º e 11º anos, e alguns professores. Com o intuito de sensibilizar os participantes para as delicadas temáticas, entendidas como as mais urgentes para o escalão etário, como a violência no namoro, bullying, ciberbullying, droga, injúrias, ameaças, furto e roubo, a jurista recorreu a pertinentes casos de estudo utilizando expressões do domínio dos adolescentes e fazendo o seu enquadramento legal.

Num Estado de Direito, é importante que os jovens tomem consciência de como uma atitude irrefletida ou um comportamento irresponsável podem comprometer todo o seu futuro.


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No âmbito do projeto Erasmus+ KA101 Science on Stage, Dalibor Todorović, membro do National Steering Committee do Science on Stage Sérvia, participou, de 22 a 26 de abril, num job shadowing em Portugal com o NUCLIO/Science on Stage Portugal como organização parceira.
Dessa experiência fez parte uma visita de dois dias pelo nosso Agrupamento de Escolas, nomeadamente pela Escola Secundária Sebastião e Silva
Dalibor Todorović foi recebido por Cristina Pinho, professora de Física e coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Assistiu a diversas aulas e laboratórios e conversou com os nossos alunos.
Organizámos uma receção, onde a diretora e coordenadora dos projetos Erasmus+ apresentou a escola, seguindo-se uma conversa com a direção e uma visita de 90 minutos pelas instalações. Durante a visita, Dalibor ficou maravilhado com a sala-museu que contém objetos históricos que já foram usados no ensino das ciências naturais, principalmente em física e química.
No dia seguinte, alunos do 10º ano realizaram apresentações dos seus projetos STEAM no âmbito da atividade “5 minutos de Ciência”, alguns dos quais premiados a nível europeu.

Dalibor visitou também outra escola deste agrupamento – a Escola Básica Manuel Beça Múrias, onde ficou a saber como, através de jogos matemáticos, programação e robótica, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Participou ainda numa aula de programação Python do 12º ano, como atividade extracurricular, ficou a conhecer o clube de robótica, o seu programa e organização dos trabalhos, bem como, os projetos que o clube está a desenvolver. Dalibor teve ainda a oportunidade de assistir a um concerto de música clássica pelo “Quinteto de Metais do Seixal”, organizado no auditório da ESSS. Na sua opinião, a organização do ensino e das atividades extracurriculares, bem como o dia-a-dia escolar dos alunos e o seu comportamento foram notáveis!
Um grande bem-haja a Dalibor Todorović, foi um enorme gosto acolhê-lo neste tão sempre enriquecedor intercâmbio de experiências!


Foto: Dalibor Todorović na Escola Secundária Sebastião e Silva com a professora Cristina Pinho e a professora estagiária Josina Filipe


Foto: Visita ao laboratório museu da Escola Secundária Sebastião e Silva


Foto: “5 minutos de Ciência”, apresentação de projetos de alunos do 10º ano

 
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