PARABÉNS Lista L!

Estão de parabéns todos os alunos e alunas que formaram listas e se disponibilizaram para representar os colegas nos órgãos sociais da Associação de Estudantes no ano letivo de 2024/2025.

Houve três listas candidatas, mas só pode ganhar uma. E ganhou a LISTA L, tanto na primeira como na segunda volta.

Votaram, nesta segunda volta, 44,4% dos estudantes. Os resultados foram os seguintes:

Para a Mesa da Assembleia,

LISTA L: 340 votos;

LISTA V: 273 votos;

Votos em branco: 5;

Votos nulos: 5.
     

Para a Direção,

LISTA L: 345 votos;

LISTA V: 268 votos;

Votos em branco: 6;

Votos nulos: 3.

    

Para o Conselho Fiscal,

LISTA L: 342 votos;

LISTA V: 268 votos;

Votos em branco: 6;

Votos nulos: 4.

 

Felicitamos a Lista vencedora e desejamos-lhe um ótimo trabalho ao longo do ano.

 

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Grupo Coral VivaVoz, da Associação de antigos alunos e amigos do LNO/ESSS, vai realizar um concerto comemorativo dos 72 anos do Liceu, dos 22 anos da criação da associação e dos 18 anos da criação do Grupo Coral. Este concerto pretende ainda homenagear Luís Vaz de Camões, a propósito da comemoração dos 500 anos do seu nascimento.
 
É um concerto repleto de comemorações e com a qualidade a que o Grupo Coral já nos habituou.
 
O Concerto realiza-se no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva às 17h30 do próximo domingo, dia 20 de outubro de 2024.
 
entrada é livre, mas deve ser feita a reserva de lugares através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a indicação do nomenº de lugares pretendidos e nº de telefone de contacto.
 
Agradecemos à Associação da Antigos Alunos e Amigos do LNO/ESSS a comemoração que fazem todos os anos do aniversário da inauguração do Liceu (18/10/1952). Temos a certeza que este concerto vai ser um êxito. Parabéns!
 
 
 
    
Fotografia do concerto (acrescentada em 21-10-2024)
 
 

NOTÍCIA ATUALIZADA EM  21/10/2024, COM OS RESULTADOS DA 1ª VOLTA.

NOTÍCIA ATUALIZADA EM 16/10/2024.

 

VAI HAVER 2ª VOLTA NO DIA 23/10/2024, DISPUTADA ENTRE AS LISTAS L E V, POR TEREM VOTADO APENAS 48,1% DOS ALUNOS.

    

RESULTADOS DA 1ª VOLTA, realizada hoje, dia 21/10/2024:

Para a Mesa da Assembleia

                              Votos na Lista JOKER: 155

                              Votos na Lista L: 254

                              Votos na Lista V: 242

                              Votos em branco: 3

                              Votos nulos: 12

 

               Para a Direção

                              Votos na Lista JOKER: 147

                              Votos na Lista L: 264

                              Votos na Lista V: 246

                              Votos em branco: 3

                              Votos nulos: 11

 

               Para o Conselho Fiscal

                              Votos na Lista JOKER: 157

                              Votos na Lista L: 264

                              Votos na Lista V: 242

                              Votos em branco: 2

                              Votos nulos: 9

 

A percentagem dos eleitores que exerceram o seu direito de voto não é suficiente para validar a eleição, de acordo com o  parágrafo 1º do Artigo 175.º do Código Civil

Assim, terá que se realizar uma 2ª volta, apenas com as duas listas mais votadas na 1ª volta, ganhando, independentemente da percentagem de votantes, para cada órgão, a lista que obtiver maior número de votos.

De acordo com o calendário eleitoral fixado e divulgado, esta segunda volta realizar‑se-á no próximo dia 23 de outubro de 2024, das 10h00 às 17h00.

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Há três listas concorrentes aos corpos sociais da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva para o ano letivo de 2024/2025.

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024 decorrerá a campanha eleitoral.

No dia 21 de outubro (segunda-feira), realizar-se-ão as eleições. São eleitores todos os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva (8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos).

Se votarem pelo menos 50% dos eleitores, serão eleitas as listas que, para cada órgão, obtiverem maior número de votos.

Se não votarem 50% dos eleitores, haverá segunda volta no dia 23 de outubro de 2024 (quarta-feira).

  

LISTAS DE CANDIDATOS (com as assinaturas e números de telefone tapados, para proteção de dados pessoais):

  

Lista JOKER

    Candidatos à Mesa da Assembleia Geral

    Candidatos à Direção

    Candidatos ao Conselho Fiscal
   

Lista L

    Candidatos à Mesa da Assembleia Geral

    Candidatos à Direção

    Candidatos ao Conselho Fiscal
   

Lista V

     Candidatos à Mesa da Assembleia Geral 

     Candidatos à Direção

     Candidatos ao Conselho Fiscal

 

AVISO com calendário eleitoral

Estatutos da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva

   

 

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    A Diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra e a Direção cessante da Associação de Estudantes, conscientes da importância de haver uma associação de estudantes ativa e com os seus corpos sociais eleitos, decidiram pôr em marcha o processo eleitoral de acordo com o seguinte calendário:

1. Entrega das listas concorrentes à Mesa da Assembleia Geral, à Direção da Associação e ao Conselho Fiscal, até às 17h00 do dia 11 de outubro de 2024 (sexta-feira), na receção da Escola. As listas devem ser apresentadas em impressos normalizados, disponibilizados na receção.

   Notas:

   a) As listas para a Mesa da Assembleia Geral, para a Direção e para o Conselho Fiscal são independentes.

   b) A Mesa da Assembleia Geral é constituída por 1 presidente e 2 secretários, num total de 3 elementos.

   c) A Direção é constituída por 1 presidente, 1 vice-presidente, 1 secretário-geral, 1 secretário, 1 tesoureiro e 9 vogais, num total de 14 elementos.

   d) O Conselho Fiscal é constituído por 1 presidente, 1 secretário e 1 relator, num total de 3 elementos.

   e) De acordo com o ponto 5 do Artigo 8º da Lei nº 51/2012, de 5 de setembro, não podem ser eleitos alunos a quem tenha sido aplicada, nos últimos 2 anos, medida disciplinar sancionatória de suspensão ou superior ou tenham, nos últimos 2 anos letivos, sido excluídos da frequência em qualquer disciplina por excesso de faltas.

2. Afixação das listas concorrentes a cada um dos três órgãos e sua divulgação no site do Agrupamento: até às 17h00 do dia 12 de outubro de 2024 (sábado).

3. Dia 14 de outubro (segunda-feira), às 18h30, Reunião da diretora e da direção cessante com os representantes de cada lista para acerto da campanha eleitoral.

4. Campanha eleitoral: dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024. No dia 18 de outubro, no período da tarde, as listas devem limpar e levantar tudo o que usaram na campanha.

5. 1ª volta das eleições: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 21 de outubro de 2024, segunda‑feira. Ganha, para cada órgão, a lista que obtiver maior número de votos, desde que votem, pelo menos, 50% dos alunos inscritos nos cadernos eleitorais (Art.º 175.º, parágrafo 1º, do Código Civil).

6. 2ª Volta, se houver necessidade: das 10,00 horas às 17,00 horas do dia 23 de outubro de 2024, quarta-feira. A haver segunda volta, serão admitidas, para cada órgão, apenas as duas listas mais votadas na 1ª volta. Para cada órgão, ganha a lista que obtiver maior número de votos, independentemente do número de votantes.

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AVISO: informa-se os pais/encarregados de educação dos alunos do 7º ano que a reunião marcada para quarta-feira, dia 2 de outubro de 2024, tem que ser adiada para o dia 11 de outubro de 2024, sexta-feira, para o mesmo lugar (Auditório 1 da ESSS) e hora (18h30).

Esta alteração deve-se a uma reunião promovida pela Direção Geral da Educação (DGE) para o mesmo dia, fora de Lisboa.

Aos pais/encarregados de educação pedimos desculpa pelo incómodo.

Até ao dia 11 de outubro.

 

Ordem de Trabalhos

  1. Apresentação e caracterização do Agrupamento;
  2. Troca de impressões sobre o arranque do ano letivo;
  3. Outros assuntos.

     

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A COP Oeiras Valley (COP-OV) é um evento apoiado pelo Município de Oeiras, em colaboração com a United Nations Association Portugal (UNA), com vista à promoção e execução das iniciativas “Governação pelas Pessoas e Pelo Planeta “.

Trata-se de um projeto educativo de sensibilização para questões relacionadas com as alterações climáticas e de formação em relações internacionais, diplomacia e direito internacional.

O projeto tem como base a promoção de uma simulação orientada de uma COP da Organização das Nações Unidas (ONU), onde os principais intervenientes são estudantes do ensino secundário do concelho de Oeiras.

No dia 23 de setembro de 2024 (segunda-feira), das 10h00 às 11h00, vai ser lançado e explicado este projeto aos delegados e representantes de todas as turmas do ensino secundário da ESSS. Os participantes nesta sessão levarão aos colegas que representam todas as informações recolhidas e necessárias para poder participar neste evento/concurso. No entanto, podemos desde já adiantar o seguinte:

    1. Os alunos do ensino secundário que queiram participar devem constituir um grupo de 2 elementos e fazer a sua inscrição até ao dia 26 de setembro através deste link.

    2. Devem preencher a ficha de inscrição/candidatura, de forma completa. Nela, devem assinalar as suas motivações e expectativas e escolher o país que gostariam de representar numa discussão simulada a realizar em Oeiras no dia 17 de outubro de 2024.

    3. Para o caso de haver outras equipas que escolham o mesmo país, devem indicar mais 5 países, por ordem decrescente dos seus interesses.

    4. As equipas validadas serão chamadas a participar num seminário sobre a ONU e onde receberão toda a informação necessária para preparar os trabalhos que vão apresentar no dia 17 de outubro, contando com o apoio da embaixada do país que vão representar.

    5. A equipa que for escolhida, no dia 17 de outubro, na COP-OV, em Oeiras, vai participar, em novembro de 2024, num evento do género a realizar no Azerbaijão

 

Queres ir? Por que esperas? Arranja um colega e inscrevam-se. 

Quem participar vai enriquecer muito a sua formação. Ir ao Azerbaijão vai ser uma experiência inesquecível e começa a contar, e bem, no currículo dos felizardos que o conseguirem. 

Atrevam-se, jovens estudantes, alunos do ensino secundário!

Vocês vão ser os decisores do futuro. O mundo vai ser a casa onde vão viver. Envolvam-se, formem-se, informem-se, motivem-se e preparem-se.

Aproveitem as oportunidades!

Os nossos parabéns e agradecimentos à UNA e ao Município de Oeiras pela iniciativa.

Os nossos olhos estão postos nos nossos alunos.

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COP-OEIRAS VALLEY - normas para participação - 2024

Para mais informações...

Cartaz COP-OV-2024

Para inscrições, até ao dia 26 de setembro de 2024

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A diretora do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra convida todos os encarregados de educação a participarem nas reuniões que se vão realizar, por ano de escolaridade, no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva, de acordo com o calendário a seguir apresentado:

ANO

Dia da reunião

Hora

Pré-escolar 18/09/2024 – Quarta-feira

Todas

às

18h30

19/09/2024 – Quinta-feira
23/09/2024 – Segunda-feira
24/09/2024 – Terça-feira
25/09/2024 – Quarta-feira
30/09/2024 – Segunda-feira
01/10/2024 – Terça-feira
02/10/2024 – Quarta-feira
03/10/2024 – Quinta-feira
07/10/2024 – Segunda-feira
10º 08/10/2024 – Terça-feira
11º 09/10/2024 – Quarta-feira
12º 10/10/2024 – Quinta-feira

 

Ordem de Trabalhos

  1. Apresentação e caracterização do Agrupamento;
  2. Troca de impressões sobre o arranque do ano letivo;
  3. Outros assuntos.

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Os Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, estarão encerrados na próxima 6ªfeira, dia 13/09/2024, por motivo de reorganização de espaços.

Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa pelo transtorno causado.

Inovar Consulta (pais e alunos) é o portal onde o aluno e o encarregado de educação podem consultar informações sobre a atividade escolar, horários, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação, iniciar processo de justificação de faltas, entre outros, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet.

Toda a informação disponível é atualizada, em tempo real, sempre que novos registos ou dados são submetidos e acrescentados pelos professores na escola.

Para aceder à aplicação Inovar Consulta (pais e alunos) deverão os encarregados de educação/alunos proceder como a seguir se indica:
 
 
2º - No rodapé do site, no item Aplicações clicar em Inovar_Consulta (pais e alunos) 
 
3º - Login = nº do processo do(a) aluno(a) 
      Senha = nº do documento de identificação (se se tratar do Cartão de Cidadão inclui o dígito de controle e letras)
 
Os alunos que foram colocados pela primeira vez neste Agrupamento de Escolas podem consultar o seu nº de processo nas listagens que se encontram nos links abaixo, fazendo a correspondência com o seu nº do processo de matrícula do Portal das Matrículas:
 
 
 
                                                                                                ««VOLTAR

Nos termos da legislação em vigor é garantido a todos os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da rede pública do Ministério da Educação o acesso gratuito a manuais escolares.

Cada aluno tem direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo, sempre que possível a partir da reutilização de manuais escolares recolhidos no ano letivo anterior na mesma escola ou em qualquer outra escola do agrupamento que o tenha adotado.

Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo eventual extravio ou deterioração do manual recebido, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta responsabilidade.

Assim, os encarregados de educação dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário que pretendam beneficiar da disponibilização gratuita dos manuais escolares para os seus educandos deverão realizar o respetivo registo na plataforma MEGA , em www.manuaisescolares.pt.

A plataforma MEGA operacionaliza a distribuição dos manuais escolares gratuitos através da emissão de vouchers.

Cada voucher terá indicado o manual correspondente - com indicação para levantamento na livraria caso se trate de um manual novo, ou na escola se estivermos a considerar um reutilizado. Cada voucher inclui um código único, podendo este ser usado uma única vez.

No final do ano letivo, os manuais escolares disponibilizados gratuitamente através da plataforma MEGA deverão ser todos devolvidos numa lógica de promoção da reutilização dos mesmos. Neste sentido, os livros devem ser entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal utilização do manual escolar.

No caso de não devolução dos manuais escolares em bom estado por parte do aluno, a penalidade prevista pode consistir na devolução ao estabelecimento de ensino do valor integral do manual, ou caso o valor do manual não seja restituído, o aluno ficará impedido de receber manual gratuito do ano seguinte.

Para mais informações poderá sempre consultar o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, aprovado pelo Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro.

Os encarregados de educação que pretendam comprar os manuais escolares para os seus educandos podem optar por não resgatar os vouchers relativos aos manuais gratuitos.

Para procederem ao levantamento dos manuais escolares reutilizados deverão os encarregados de educação dos alunos colocados nas escolas deste Agrupamento, dirigir-se à Escola Secundária Sebastião e Silva nas datas e horários indicados no link abaixo:

Calendário para levantamento de Manuais Escolares reutilizados

                                                                                                                               

                                                                                                   ««VOLTAR

 

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