Palestra "Educar para o Direito"



No passado dia 23 de maio, por iniciativa da docente de matemática Ana Lopes, a Escola Secundária Sebastião e Silva foi palco de uma palestra, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, sobre o projeto “Educar para o Direito”, com a participação da sua autora, Dr.ª Paula Varandas, advogada de profissão.

Face ao preocupante crescimento do fenómeno da delinquência juvenil e, consequentemente, ao aumento do número de jovens sujeitos a interrogatórios judiciais surgiu, há seis anos, o referido projeto que tem como destinatários os jovens dos 12 aos 21 anos. O objetivo central deste projeto é a divulgação, junto das escolas e institutos, das consequências das más condutas dos jovens e as implicações no seu futuro.

De forma eloquente, clara e muito assertiva a Dra. Paula Varandas elucidou a plateia sobre as matérias de natureza criminal em que podem incorrer os jovens dos 12 aos 21 anos, cativando mais de 100 alunos, dos 10º e 11º anos, e alguns professores. Com o intuito de sensibilizar os participantes para as delicadas temáticas, entendidas como as mais urgentes para o escalão etário, como a violência no namoro, bullying, ciberbullying, droga, injúrias, ameaças, furto e roubo, a jurista recorreu a pertinentes casos de estudo utilizando expressões do domínio dos adolescentes e fazendo o seu enquadramento legal.

Num Estado de Direito, é importante que os jovens tomem consciência de como uma atitude irrefletida ou um comportamento irresponsável podem comprometer todo o seu futuro.


                                                                                         ««VOLTAR

Está em... Início Palestra "Educar para o Direito"